Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

É importante haver avaliação do doente pós-Covid-19? Médico explica

"Com o passar dos meses desde o início da pandemia, percebeu-se que alguns dos sintomas descritos permanecem durante semanas ou meses. Passados 15 meses do início da pandemia, há casos descritos de doentes cujos sintomas nunca desapareceram", explica o médico Veríssimo Silvestre, especialista em medicina geral e familiar na clínica CUF Mafra - Consulta Pós-Covid-19, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

É importante haver avaliação do doente pós-Covid-19? Médico explica
Notícias ao Minuto

12:17 - 24/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

Os sintomas descritos estão muitas vezes relacionados com a severidade da doença. Num estudo feito no mediterrâneo, publicado em janeiro de 2021, verificou-se que cerca de 60% dos doentes que tiveram Pneumonia permanecem com sintomas após 6 meses enquanto que apenas 35% dos que tiveram doença ligeira tem sintomas persistentes.

Quais os principais sintomas pós Covid descritos pelos doentes?

Os sintomas pós Covid-19 mais descritos são a fadiga, a tosse e a falta de ar.

A fadiga é o sintoma mais comum. Os doentes descrevem a dificuldade em voltar à rotina que tinham antes da infeção. Muitos dos doentes que faziam atividade física tiveram de parar e descrevem que sentem dificuldade em manter o rendimento que tinham na suas atividades profissionais, excluindo a possibilidade de fazer atividades lúdicas por necessitarem de períodos de descanso superiores. Alguns dos doentes  permanecem com tosse após infeção, resultado de alterações nos seus brônquios, por consequência de alterações ao nível das vias respiratórias. A falta de ar, que nós designamos por dispneia, é uma outra consequência descrita no síndrome pós Covid, esta resulta muitas vezes de fibroses ao nível dos pulmões, ou seja, cicatrizes que resultam das pneumonias graves dos doentes.

Qual a origem dos sintomas pós-Covid?

Muitas das alterações verificadas resultam de agressão a vários órgãos como os pulmões, o coração, o cérebro, os rins e os vasos sanguíneos. Sabe-se que a infeção por Covid-19 acarreta alterações da coagulação com formação de micro coágulos que podem danificar os órgãos. As lesões documentadas persistem mesmo nalguns doentes que apresentavam apenas sintomas leves. Além disso, as fibroses causadas ao nível dos pulmões vão dificultar a passagem do oxigénio para o sangue, daí o cansaço permanente uma vez que as nossas células terão maior dificuldade de fornecimento deste elemento fundamental à vida.

Notícias ao MinutoVeríssimo Silvestre© DR

É importante avaliar o doente pós-Covid?

Existem muitas respostas que gostaríamos de dar aos nossos doentes para explicar os seus sintomas. Gostaríamos de ter armas terapêuticas que conseguissem devolver a qualidade de vida que tinham antes da Covid-19. No entanto, para alguns destes desejos ainda não temos solução. O que podemos oferecer aos doentes é uma avaliação completa, um estudo aprofundado com o auxílio a exames complementares de diagnóstico e tratamento sintomático, principalmente dos sintomas respiratórios. A avaliação pós Covid deve ser realizada pelo seu médico assistente, que o avaliará de forma abrangente e referenciará a outras especialidades, se necessário.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório