Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Nova técnica permite criar em pouco tempo e baixo custo um órgão em chip

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) desenvolveram uma técnica que permite criar "em apenas algumas horas e a baixo custo" um órgão em chip, um modelo 'in vitro' de cultura celular alternativo à experimentação animal.

Nova técnica permite criar em pouco tempo e baixo custo um órgão em chip
Notícias ao Minuto

16:27 - 22/02/21 por Lusa

Lifestyle Ciência

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto explica hoje que o estudo, publicado na revista Advanced Science, permite "acelerar um processo que normalmente é muito demorado", bem como "facilitar a disseminação do uso dos sistemas órgão em chip".

O sistema órgão-em-chip, um modelo 'in vitro' de cultura celular em três dimensões (3D), surge como alternativa à experimentação animal num contexto pré-clínico. 

Os 'chips', que são do tamanho de um disco de USB e produzidos num tipo de silicone biocompatível, permitem "recriar com detalhe o microambiente de um tecido ou órgão num contexto laboratorial, replicando não só a arquitetura, mas também as condições dinâmicas do órgão", afirma, citado no comunicado, Daniel Ferreira, primeiro autor do estudo. 

"Além disso, é possível combinar estes dispositivos com células provenientes de doentes, o que permite uma abordagem única num contexto de medicina personalizada", acrescenta.

Segundo o investigador, a técnica agora desenvolvida, baseada em xurografia, recorre a uma impressora de corte para, a partir de folhas de silicone, remover as geometrias dos canais de perfusão do chip "numa questão de segundos".

"Além da melhoria significativa no tempo de produção, todo o processo pode ser executado com equipamento de baixo custo, reduzindo os três maiores encargos de fabricação: tempo, custo e espaço para alojar o equipamento de produção", salienta.

Através de um modelo biológico da mucosa gástrica, os investigadores demonstraram que os dispositivos produzidos pela tecnologia são "biocompatíveis e permitem replicar a arquitetura e condições dinâmicas da mucosa gástrica num contexto 'in vitro'".

"Pela sua modularidade, baixo custo e facilidade de execução, este método é uma alternativa interessante aos métodos de fabrico convencionais", afirma Daniel Ferreira.

Apesar das vantagens dos sistemas órgão em chip, a sua fabricação é um processo complexo que requer equipamento especializado, assegura o i3S, acrescentando que a "procura por novos métodos de fabricação que possam reduzir o tempo necessário da conceção até ao protótipo final tem sido uma prioridade".

Além de investigadores do i3S, este estudo contou com a colaboração de investigadores do Instituto Superior Técnico de Lisboa e da Universidade Técnica de Viena, na Áustria.

Leia Também: A arte dos retratos-robô e o seu papel na ciência forense

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório