Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Estudo conclui que constituintes de brócolos ativam sistema imunitário

Constituintes de subprodutos dos brócolos funcionam como ativadores do sistema imunitário, conclui um estudo desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA) e hoje divulgado por aquela instituição.

Estudo conclui que constituintes de brócolos ativam sistema imunitário
Notícias ao Minuto

16:10 - 17/02/21 por Lusa

Lifestyle Alimentos

"Face à pouca informação sobre a bioatividade das fibras de brócolos, os polissacarídeos pécticos foram extraídos, fracionados e caracterizados na UA, e a sua atividade imunoestimuladora foi avaliada por incubação 'in vitro'", relata uma nota de imprensa da UA.

Segundo é explicado, "após algum processamento, comprovou-se que os polissacarídeos pécticos, como ingredientes funcionais, melhoram a função imunológica e promovem a saúde".

"A vantagem daqueles compostos na melhoria da função imunológica ficou clara", afirma Sónia Ferreira, que defendeu o trabalho em tese no Programa Doutoral em Ciência e Tecnologia Alimentar e Nutrição.

A investigadora admite, contudo, que "uma vez que os estudos sobre a influência desses compostos na atividade dos linfócitos B e no sistema imunitário foram realizados 'in vitro', ou seja, no laboratório e em ambiente muito controlado, ficaram várias questões por responder e analisar".

No trabalho realizado na Universidade de Aveiro são propostas novas vias para a valorização económica dos subprodutos de brócolos, como caules, folhas e restos de inflorescências com menos valor comercial, que correspondem a cerca de 70% deste vegetal.

O estudo permitiu ainda perceber que os compostos extraídos dos subprodutos de brócolos com água foram os principais contribuintes para as alterações observadas nas propriedades mecânicas no bioplástico produzido a partir de amido, extraído da batata.

"A adição destes compostos antes das etapas de gelatinização e filtração do amido permitiu obter filmes de bioplástico com maior resistência, rigidez e elasticidade", descreve.

Leia Também: Três alimentos a consumir para controlar a diabetes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório