Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Covid: A importância de uma Linha de Apoio para profissionais de saúde

A Linde Saúde criou a Linha de Apoio Ventilação e Alto Fluxo para ajudar os profissionais de saúde na linha da frente. Esta é uma linha que apoia a utilização destes diferentes equipamentos, para que consigam prestar os melhores cuidados, em segurança, e com máxima eficácia. Para alertar para a importância desta linha, o enfermeiro da Linde Saúde, Daniel Ramos Silva, partilhou um artigo de opinião com o Lifestyle ao Minuto. O texto que se segue é da sua autoria.

Covid: A importância de uma Linha de Apoio para profissionais de saúde
Notícias ao Minuto

14:04 - 15/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

As noticias sobre a infeção por SARS-CoV-2 precipitavam-se desde o final de 2019 vindas da China, Itália e Espanha, e, em Portugal, a pandemia instalou-se durante o mês de março de 2020. Para dar resposta às necessidades que se sentiram, com a a preparação de novos serviços para receber doentes com COVID-19, a locação de equipas de profissionais de saúde, e a aquisição de equipamentos de ventilação terapia de alto fluxo, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) sofreu a necessidade de se reestruturar muito rapidamente.

O contacto com terapias de abordagem respiratória, que habitualmente não utilizavam, e uma necessidade de resposta rápida na abordagem às situações crescentes de doentes com COVID-19, fez com que os profissionais de saúde tivessem uma necessidade de se preparar rapidamente para estas mudanças, sem terem o tempo necessário para lerem manuais ou um primeiro contacto com o equipamento antes de o utilizarem.

A Linde Saúde, consciente que estas mudanças são um fator de stress e ansiedade para os profissionais de saúde, criou a Linha de Apoio Ventilação e Alto Fluxo, através de uma equipa de seis elementos com experiência nas terapias de ventilação e alto fluxo e que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e em todo o país. Esta é uma linha que apoia a utilização destes diferentes equipamentos a quem está na linha da frente, para que consigam prestar os melhores cuidados, em segurança, e com máxima eficácia.

Neste sentido, a Linha de Apoio, iniciou a sua atividade no dia 20 de março, com o grande objetivo de suportar os clínicos nos aspetos práticos, para que tenham as respostas que necessitam o mais rapidamente possível.

Mas não ficamos por aqui. Outro dos pontos chave da Linha, e tendo em conta as orientações das principais sociedades científicas, é suportar e esclarecer os profissionais de saúde acerca do manuseio dos equipamentos, sobre como se parametrizam, os problemas que poderão surgir e a sua resolução aquando da abordagem ao doente. Passando também pelo esclarecimento sobre o funcionamento dos alarmes e dos consumíveis a utilizar para cada terapia, ou seja, filtros, circuitos e máscaras, e muito importante, também, como diminuir e controlar a produção de aerossóis e a dispersão de partículas para diminuir os riscos de contaminação.

A terapia de alto fluxo tem tido uma maior utilização, principalmente, nos doentes com Insuficiência Respiratória Hipoxémica, no entanto, desde o inicio da pandemia que a sua utilização se intensificou, pois iniciada de forma precoce pode evitar o escalonar de cuidados dos doentes com COVID-19, indo ao encontro das orientações das diferentes sociedades científicas portuguesas, como a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, bem com as internacionais SEPAR de Espanha, NHS do Reino Unido, a Surviving Sepsis Campaign, entre outras. Havendo já várias publicações cientificas que suportam a utilização desta terapia para estes doentes, de acordo com a situação clinica e a decisão da equipa médica.

Esta terapia assenta em três grandes pilares:

- Suporte respiratório, que passa pelo “washout” da via aérea, pelo fluxo inspiratório elevado, pela pressão positiva e pelo controlo da fração inspirada;

- Humidificação e temperatura do ar;

- Conforto do doente.

As duvidas e as questões sobre a sua utilização são um dos principais justificações para o contacto com a Linha de Apoio Ventilação e Alto Fluxo.

Os profissionais de saúde focam-se em questões relacionadas com os consumíveis para a realização da terapia, como interfaces, circuitos e campânulas, bem como a sua preparação e montagem, que passa também pela limpeza e desinfeção, e preparação para novos doentes. Dúvidas relacionadas com a parametrização do equipamento e com a identificação e resolução de problemas relacionados com alarmes, são também apresentadas.

Mais uma vez, de salientar, que o grande objetivo da Linha de Apoio Ventilação e Alto Fluxo disponibilizar resposta rápida às dúvidas e dificuldades, para poderem ser prestados os melhores cuidados aos doentes.

A Linha de Apoio Ventilação e Alto Fluxo Linde Saúde funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana através do número 912004546.

Leia Também: Doentes oncológicos devem ser encaminhados para unidades 'free Covid-19'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório