Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Humidade criada dentro das máscaras ajuda a combater a Covid-19

Bem como outras doenças respiratórias.

Humidade criada dentro das máscaras ajuda a combater a Covid-19
Notícias ao Minuto

09:00 - 15/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Que as máscaras ajudam a proteger as pessoas de contraírem ou transmitirem o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, já ninguém tem dúvidas. Mas, agora, os investigadores do National Institutes of Health apresentam evidências de outro potencial benefício: a humidade criada dentro do máscara pode ajudar a combater doenças respiratórias, incluindo a Covid-19.

Mais concretamente, o estudo - publicado no Biophysical Journal - descobriu que as máscaras aumentam substancialmente a humidade do ar que que o utilizador da máscara inspira. Esse nível mais alto de humidade inalada pode, segundo os investigadores, ajudar a explicar por que o uso de máscaras tem sido associado à menor gravidade da doença em pessoas infetadas. Isto porque a hidratação do trato respiratório é conhecida por beneficiar o sistema imunitário.

Estes níveis de humidade podem limitar a propagação de um vírus para os pulmões, promovendo a depuração mucociliar - um mecanismo de defesa que remove o muco e as partículas potencialmente prejudiciais dos pulmões. A acrescentar, níveis elevados de humidade também podem fortalecer o sistema imunitário, produzindo proteínas especiais, chamadas interferons, que lutam contra os vírus.

O estudo testou quatro tipos comuns de máscaras: uma máscara N95, uma máscara cirúrgica descartável de três camadas, uma máscara de algodão-poliéster de duas camadas e uma máscara de algodão. Os investigadores mediram o nível de humidade fazendo os voluntários respirar para uma caixa de aço lacrada. Quando a pessoa não usava máscara, o vapor de água do ar exalado enchia a caixa, levando a um rápido aumento da humidade dentro da caixa. Quando a pessoa usava máscara, a acumulação de humidade dentro da caixa diminuía bastante, devido à maior parte do vapor de água que permanece na máscara, condensando-se e sendo novamente inalado.

Os resultados mostraram que todas as quatro máscaras aumentaram o nível de humidade do ar inspirado.

Leia Também: Usar duas máscaras bloqueia "mais de 95% das partículas da Covid-19"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório