Procurar

Médicos acreditam que Covid-19 causou duas semanas de soluços a um doente

Não é a primeira vez que o estranho sintoma é associado ao novo coronavírus SARS-CoV-2, à medida que os cientistas aprendem mais sobre os seus efeitos no corpo humano.

Médicos acreditam que Covid-19 causou duas semanas de soluços a um doente

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
12/02/2021 08:23 ‧ há 4 anos por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Sintomas

Especialistas creem o vírus pode estar a atacar o diafragma - um músculo localizado entre o peito e o estômago, que ajuda a controlar a respiração.

Os soluços ocorrem quando o diafragma sofre involuntariamente espasmos ou contrações resultantes de comer certos alimentos, engolir ar, excitação, stress e outros fatores

Contudo, também já foram associados a outras doenças infeciosas, incluindo a gripe e tuberculose.

De acordo com os especialistas, soluços que duram mais de 48 horas são considerados motivo de preocupação e a pessoa que estiver a sofrer da condição deverá ser assistida por um médico. 

Nesse sentido, médicos no Egito descreveram o caso de um homem que chegou ao hospital a reclamar que estava a experienciar um 'surto' de soluços há uma semana consecutiva, além de dor de garganta.

O indivíduo disse que primeiro tinha tido febre, que havia melhorado parcialmente após a toma de medicamentos sem prescrição médica. 

A fim de entender o que estava a provocar os soluços, os médicos pediram um ultra-som abdominal, de acordo com um artigo publicado na revista científica Respiratory Investigation.

No entanto, não detetaram nada fora do normal que sugerisse que os soluços do homem haviam sido causados por um problema de estômago, como muitas vezes são. 

Entretanto, o homem foi transferido para as urgências do hospital enquanto os seus soluços, febre e dor de garganta pioravam.

Lá, foi realizada uma tomografia computadorizada do peito, que mostrou que o doente apresentava os sinais característicos da Covid-19, incluindo líquido acumulado nos pulmões cujo aparecimento é provocado por pneumonia viral.

Temendo que estivesse infectado, os médicos rapidamente moveram o homem para uma sala de isolamento e testaram-no para o SARS-CoV-2. O teste deu positivo.

Foi-lhe dado medicamentos para ajudar a tratar o novo coronavírus, mas porque os soluços constituíam um motivo de incómodo permanente, os médicos deram-lhe três fármacos adicionais para tentar ajudá-lo a respirar mais facilmente.

O paciente começou a melhorar lentamente após os médicos aumentaram a dose de Baclofen, um medicamento usado para tratar espasticidade muscular e soluços persistentes.

Dez dias após a admissão, o homem testou negativo para a Covid-19 e apresentava um quadro estável, tendo nesse momento sido enviado para casa. 

Nader Bakheet e os seus colegas da Faculdade de Medicina da Universidade do Cairo, escreveram: "acreditamos que o nosso caso de um paciente do sexo masculino de 48 anos com soluços persistentes pode ser uma possível manifestação rara de Covid-19". 

"A correlação exata entre a Covid-19 e os soluços é difícil de explicar", acrescentaram. 

Os médicos disseram que os soluços poderiam ser um efeito direto da infeção. Mas, admitiram que também poderiam ser apenas uma coincidência.

Todavia, destacaram outro relatório médico nos Estados Unidos, que descrevia um homem que sofreu de soluços por vários dias após testar positivo para a Covid-19, apesar de não ter outros sintomas. Este caso foi descrito na publicação científica American Journal of Emergency Medicine

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10