Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Medicamento para asma reduz hospitalização por Covid-19 em 90%

Um medicamento comum usado para tratar a asma diminui em 90% a probabilidade de um doente com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, necessitar de internamento hospitalar, dizem os especialistas.

Medicamento para asma reduz hospitalização por Covid-19 em 90%
Notícias ao Minuto

07:39 - 11/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

A Budesonida também encurta o tempo de recuperação da infeção, de acordo com uma nova pesquisa.

Este esteróide é normalmente dado a pessoas com asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e é vendido sob o nome de Pulmicort.

O Pulmicort é inalado através de um soprador, mas a Budesonida também vem em comprimidos, grânulos ou espuma retal e é receitada para tratar vários problemas de saúde. 

Durante a primeira vaga da pandemia, investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, decidiram estudar o fármaco ao notarem que poucas pessoas com doenças respiratórias crónicas estavam a ser hospitalizadas devido à Covid-19. 

Em muitos dos casos estes indivíduos estavam a tomar o esteróide - originalmente produzido pela farmacêutica AstraZeneca, que também desenvolveu uma vacina contra o SARS-CoV-2 juntamente com a Universidade de Oxford. 

No estudo metade dos 146 participantes receberam Budesonida no prazo de sete dias após experienciarem sintomas de infeção pelo novo coronavírus.

O estudo, que durou 28 dias, descobriu que aqueles que inalaram a droga farmacológica apresentavam um risco 90% menor de precisarem de cuidados urgentes ou de hospitalização, comparativamente a quem não tomava o medicamento. 

Dados iniciais do estudo também detetaram que os voluntários tratados com Budesonida deixaram de ter febre mais rapidamente e menos sintomas persistentes, em sete dias em comparação com oito.

A professora Mona Bafadhel, que liderou a pesquisa, disse em comunicado: "houve avanços importantes em pacientes hospitalizados com Covid-19, mas é igualmente importante tratar a doença precocemente para prevenir a deterioração clínica e a necessidade de cuidados urgentes e de hospitalização, especialmente para os milhares de milhões de pessoas em todo o mundo que têm acesso limitado a cuidados de saúde e hospitalares". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório