Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Novo teste rápido deteta variante inglesa com taxa de precisão de 99,8%

Segundo estimativas do Instituto Ricardo Jorge esta mutação do coronavírus pode, ainda no decorrer deste mês de fevereiro, ser responsável por aproximadamente 65% de todos os casos de Covid-19 em Portugal.

Novo teste rápido deteta variante inglesa com taxa de precisão de 99,8%
Notícias ao Minuto

11:45 - 10/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Os testes rápidos de antigénio SARS-CoV-2 da empresa de diagnósticos SureScreen Diagnostics já estão disponíveis em Portugal e, de acordo com um comunicado enviado às redações pelo grupo, detetam a variante inglesa da Covid-19 com um nível de precisão que alcança os 99,8%. 

Os ensaios ao teste rápido de antigénio SARS-CoV-2 da SureScreen Diagnostics, nomeadamente o relativo à identificação da nova variante, foram realizados por investigadores da Public Health England e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que confirmaram o seu elevado grau de sensibilidade. 

Mais ainda, a qualidade do teste foi igualmente avaliada pela Fundação Champalimaud, o King's College London, a Imperial College London e a UZ Leuven Belgium. 

Ao invés dos testes convencionais de PCR, que buscam o material genético do vírus e podem demorar até um dia para serem processados, os testes rápidos de antigénio da empresa SureScreen Diagnostics procuram antígenos de proteína presentes na superfície do vírus e operam acrescentando um reagente líquido a uma amostra de saliva ou swab nasal. Produzindo resultados em somente 15 minutos.

Segundo o comunicado da empresa, este foi o escolhido pelas autoridades públicas de saúde britânicas para a testagem em massa da população. 

Em Portugal, além dos testes rápidos de antigénio, a SureScreen Diagnostics disponibiliza já nas farmácias um teste rápido para a deteção dos anticorpos do SARS-CoV-2, que também produz resultados em 15 minutos. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório