Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Vacina da AstraZeneca é eficaz contra a variante do Reino Unido

Investigadores afirmam que a vacina de Oxford/AstraZeneca tem um "efeito semelhante" contra a variante do Reino Unido, também denominada de variante de Kent.

Covid-19: Vacina da AstraZeneca é eficaz contra a variante do Reino Unido
Notícias ao Minuto

14:33 - 05/02/21 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pandemia

Os investigadores que desenvolveram a vacina afirmam que esta tem uma eficácia similar contra a variante, quando comparada com a estirpe original da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. 

O professor Andrew Pollard, investigador-chefe do ensaio de vacina de Oxford, disse à Sky News que os novos dados sugerem que "a vacina não só protege contra o vírus pandémico original, mas também protege contra a nova variante, B.1.1.7". 

Essa variante descoberta no início de dezembro foi parcialmente responsabilizada pelo aumento exponencial de casos de coronavírus em níveis recordes, que continuaram a subir até ao início de 2021, antes do confinamento total ser imposto em todo o país. 

A professora Sarah Gilbert, outra investigadora-chefe no ensaio da vacina de Oxford, disse em declarações à Sky News que todos os vírus "acumulam mutações ao longo do tempo" e que para todas as vacinas da gripe há um "processo bem conhecido de vigilância viral global" de forma a permitir uma "atualização anual das vacinas". 

A especialista afirmou ainda que os coronavírus são "menos propensos a mutação do que os vírus da gripe", mas explicou: "esperamos sempre que, à medida que a pandemia continua, novas variantes comecem a tornar-se dominantes entre os vírus que estão a circular". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório