Após tomar a vacina para o novo coronavírus, é comum experienciar sintomas secundários ligeiros, tais como dor na zona da injeção, dores musculares ou de cabeça. Como tal, é normal que os mais prevenidos considerem tomar antes do procedimento medicamentos analgésicos, tais como paracetamol ou ibuprofeno, de modo a prevenir o mau estar.
Contudo, os médicos estão a alertar para que as pessoas não tomem fármacos contra a dor previamente a receberem a vacina, isto porque ainda não está claro se aquelas substâncias interferem de alguma forma com a eficácia do imunizante.
Os especialistas argumentam que é possível que atenuem o efeito da vacina ao interferirem com a resposta do sistema imunitário, que tanto treina o corpo para combater o vírus como intensifica os efeitos secundários.
Leia Também: Estudo reforça: Vacina da Pfizer parece ser eficaz contra nova variante
"Não recomendamos pré-medicação com ibuprofeno ou outros analgésicos antes da toma das vacinas da Covid-19, devido à falta de dados sobre como impactam nas respostas dos anticorpos induzidas pela vacina", disse à ABC News Simone Wildes, especialista em doenças infeciosas no South Shore Medical Center e membro do Massachusetts' COVID-19 Vaccine Advisory Group, nos Estados Unidos.
Todavia, caso já tome analgésicos regularmente para outras condições, não pare de tomar os fármacos sem antes falar com um médico.
Leia Também: Covid-19: AstraZeneca garante eficácia da vacina em maiores de 65 anos