Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

O leitor perguntou: Afinal, com que frequência devo tomar banho?

Ao que parece - e segundo a ciência - tomar banho diariamente pode não ser a resposta correta. Entenda.

O leitor perguntou: Afinal, com que frequência devo tomar banho?
Notícias ao Minuto

19:00 - 28/01/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene

Algumas pessoas não tomam banho todos os dias. E apesar de existirem tanto argumentos a favor como contra, este grupo pode ter razão, conforme explica um artigo publicado no portal Healthline.

Pode até soar contraproducente, mas o duche diário pode ser mau para a pele. Sendo que alguns dermatologistas apenas recomendam tomar banho dia sim dia não, ou duas a três vezes por semana. 

A verdade é que muitas pessoas tomam banho pelo menos uma vez por dia, quer de manhã ou à noite. Dependendo da jornada e do nível de atividade, há quem tome dois ou três. 

De acordo com o Healthline, a higiene pessoal é sem duvida alguma extremamente importante. Mas embora alguns indivíduos tomem duche diariamente, em muitos casos não é estritamente necessário. 

Quanto é demais?

A recomendação acima não significa que tem necessariamente de lavar-se menos. Isto porque todas as peles são diferentes, e a derme de cada pessoa também tende a mudar de estação para estação.

Por exemplo, a sua pele pode ficar mais seca no inverno, e neste caso demasiados banhos podem agravar a sua secura. Porém, um duche diário no verão pode não afetá-la negativamente.

Sendo que não existe de facto uma regra escrita relativamente a quanto é demais, é importante que conheça o seu corpo e perceba qual é a tolerância da sua pele.

Por preferência pessoal, pode não querer dispensar o seu duche diário. E se isto se aplica a si, então de acordo com os dermatologistas pode continuar a manter essa rotina. 

Mais do que isso pode potencialmente remover os óleos essenciais da pele. Tal provoca secura, o que por sua  vez pode causar inflamação, erupções cutâneas ou eczema. Pode sentir comichão na pele, esta pode ficar com fissuras, escamar e ficar vermelha. 

Leia Também: É bom para a nossa pele usar uma esponja no duche? Depende...

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório