Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Mutações-chave da variante 'sul-africana'. Pfizer um pouco menos eficaz

A vacina da Pfizer contra a Covid-19 parece perder apenas um pouco de eficácia face a mutações-chave da nova variante detetada na África do Sul.

Mutações-chave da variante 'sul-africana'. Pfizer um pouco menos eficaz
Notícias ao Minuto

08:45 - 28/01/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

As novas variantes do SARS-CoV-2, mais contagiosas, colocaram a comunidade científica em sobressalto - será que as vacinas continuam a ser viáveis? Segundo um estudo da Pfizer e cientistas da University of Texas Medical Branch, a vacina da farmacêutica norte-americana parece perder apenas um pouco de eficácia contra um vírus modificado com três mutações importantes da nova variante do coronavírus encontrada na África do Sul. O estudo, que ainda não foi revisto por pares, mostrou menos do dobro de redução dos níveis de concentração de anticorpos, indicando que a vacina provavelmente será eficaz na neutralização de um vírus com as mutações E484K e N501Y, avança a Reuters. 

O estudo utilizou amostras de sangue de pessoas que receberam a vacina. Note que estas descobertas são ainda limitadas porque não examinam o conjunto completo de mutações encontradas na nova variante. Os cientistas estão atualmente a desenvolver um vírus com o conjunto completo de mutações e esperam ter resultados em cerca de duas semanas, disse Pei-Yong Shi, autor do estudo.

Estes resultados são mais encorajadores quando comparados com outro estudo da Universidade de Columbia, divulgado esta quarta-feira, que usou um método ligeiramente diferente e mostrou que os anticorpos gerados pelas injeções foram significativamente menos eficazes contra a variante encontrada na África do Sul.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório