Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O melhor Vinho do Porto do mundo é da Niepoort

O Vintage 2017 da Casa Niepoort acaba de ser considerado o melhor Vinho Fortificado do Mundo no Concurso Best Wine of The World.

Notícias ao Minuto

20:00 - 27/01/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Best Wine of The World

É uma distinção que eleva a Casa Niepoort – na sexta sua geração – e o Vinho do Porto a um patamar ainda mais elevado. O Vintage 2017 da Niepoort venceu o prémio 'Melhor Vinho Fortificado do Mundo' no concurso Best Wine of the World 2021. Uma distinção perfeita para celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto, que se assinala hoje.

Na plataforma finlandesa Tastingbook.com, que é considerada o maior serviço de informações sobre vinhos do mundo, 190 mil profissionais e enófilos votaram, durante três meses, em 20.675 vinhos provenientes de 115 países. No total, foram contabilizados mais de três milhões de votos. 

Após esse período de votação, somente os 100 vinhos mais votados, divididos em seis categorias distintas, disputaram as finais, que decorreram em dezembro de 2020. Nessa fase, os vinhos foram avaliados e classificados duas vezes através de provas cegas pelo júri de profissionais da Tastingbook.com.

As seis categorias principais dividiram-se entre Melhor Vinho Tinto, Melhor Vinho Branco, Melhor Vinho Rosé, Melhor Vinho Espumante, Melhor Champagne e Melhor Vinho Fortificado. Foi nesta última categoria que o Vintage Port 2017 da Niepoort venceu o mais alto galardão, um reconhecimento para a casa Niepoort, para o Douro e para Portugal.

Para Dirk Niepoort, Presidente da centenária Casa Niepoort, a distinção do Porto Vintage 2017 não foi propriamente uma surpresa, que já o havia descrito como "o vinho do Porto mais perfeito". 

Os 100 pontos atribuídos pelo influente crítico de vinhos Robert Parker também já reconheciam publicamente um elevado e invulgar grau de qualidade. Agora, com mais esta distinção por parte do Best Wine of The World 2021, o Vintage 2017 ganha definitivamente um lugar na História da enofilia

Equilíbrio, harmonia, concentração, qualidade de taninos e frescura são alguns dos traços marcantes deste vinho Vintage. Criado a partir de vinhas velhas, com idades entre os 60 e os 100 anos, no Cima Corgo, o Vintage 2017 é constituído por uvas de vinhas co-plantadas, pisadas a pé, em lagares de granito, com 100% de engaço.

O resultado, em termos de aromas, é um nariz tímido, austero e explosivo, que depois se mostra com incrível concentração, potência, taninos marcantes, mas camuflados (e nunca por motivos de sobrematuração). Este é um vinho com uma frescura única, rara num Porto - uma combinação poderosa e elegante, com um final de boca ousado, seco e longo.

Encontre todos os resultados do concurso neste link: https://tastingbook.com/pages/BWW2021_winners

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório