Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Relações laborais: Criar laços por videochamada é 3 vezes mais difícil

A comunicação à distância afeta vínculos nas relações de trabalho, diz estudo.

Relações laborais: Criar laços por videochamada é 3 vezes mais difícil
Notícias ao Minuto

09:00 - 27/01/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Teletrabalho

O Zoom, Skype, e outras plataformas semelhantes, são uma realidade da pandemia. É uma solução prática e simples para reuniões à distância, mas nem tudo é perfeito.

Além da fadiga, um estudo constata um segundo problema da era das videoconferências para as empresas: os funcionários têm três vezes mais dificuldades em criar laços com os colegas de trabalho.

Para chegar a esta conclusão, foram entrevistados 324 trabalhadores americanos que costumavam fazer as suas reuniões de forma presencial e, no momento do estudo, realizavam vídeochamadas na maior parte das vezes. Eles foram questionados sobre as suas relações no trabalho, as formas como comunicam pessoalmente e online, e a comparação da performance da equipa em relação ao período pré-coronavírus. Para encontrar padrões entre as respostas, os investigadores usaram uma forma de análise estatística. 

“Os participantes relataram que era mais difícil entender a comunicação não verbal dos seus colegas de trabalho e ouvir atentamente o que outras pessoas diziam durante reuniões virtuais em comparação com a comunicação presencial”, disseram ao portal The Conversation. “Sem esses dois elementos cruciais, os efeitos positivos da construção de relacionamentos — como coordenação e eficiência — eram difíceis de serem estabelecidos.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório