Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Tapada do Chaves lança nova colheita de vinhas com 120 anos de idade

A Tapada do Chaves apresenta a sua colheita Vinhas Velhas tinto 2013, que evidencia características marcadamente clássicas da região de Portalegre

Tapada do Chaves lança nova colheita de vinhas com 120 anos de idade
Notícias ao Minuto

21:00 - 25/01/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vinho

A nova colheita de Tapada do Chaves Vinhas Velhas tinto destaca a excelência das vinhas mais antigas da região alentejana, que demonstram o terroir único de Portalegre.

O Tapada do Chaves Vinhas Velhas tinto 2013 (PVPR 110€) advém de vinhas com 120 anos de idade e foi produzido a partir das castas Trincadeira e Grand Noir. Exibindo cor rubi concentrada, de aroma extremamente complexo, com suaves balsâmicos, a par de notas de bosque, com fruta preta, esteva, terra e um vegetal vibrante. Na prova é concentrado e forte, de elevada estrutura, com taninos elegantes. O final é longo e persistente, repleto do caráter que a fruta, a mineralidade e a acidez lhe dão. 

Perante uma vindima e seleção de bagos de uva manual e rigorosa, assegurando a sua elevada qualidade, o processo de vinificação seguiu-se de um desengace total e maceração peculiar pré-fermentativa a frio, durante cinco dias. Resultando numa fermentação alcoólica, desenvolvida de forma natural com as leveduras indígenas da uva, realizada em depósito de aço inoxidável a temperatura controlada. Depois da fermentação foi levada a cabo uma maceração pós-fermentativa de 30 dias, precedendo o estágio de 18 meses em barricas de carvalho português e francês, seguido de 24 meses em garrafa.

Notícias ao Minuto© Tapada do Chaves

De acordo com a casa vitícola, o anos de 2013 caracterizou-se, do ponto de vista climatológico, por um inverno e primavera com elevada pluviosidade, o que permitiu repor parte das reservas de água no solo, mas também por ondas de calor que condicionaram o ciclo vegetativo das videiras. Tal refletiu-se em maturações lentas, mas de elevado potencial qualitativo.

O inigualável Tapada do Chaves Vinhas Velhas está disponível em garrafeiras, restaurantes habituais e na sua loja online.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório