Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Dentista esclarece dúvidas mais frequentes acerca de aparelhos dentários

O médico dentista de Ortodontia na MALO CLINIC Porto, Ricardo Coutinho, afirma que "um aparelho não corrige apenas a aparência do sorriso, também corrige problemas funcionais".

Dentista esclarece dúvidas mais frequentes acerca de aparelhos dentários
Notícias ao Minuto

12:00 - 22/01/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

A saúde oral tem um grande impacto na saúde em geral e é necessário dar atenção a alguns tratamentos comummente considerados apenas como estéticos, mas com impactos bastante mais vastos, como é o caso da colocação de aparelho ortodôntico. Quem o diz é o médico dentista de Ortodontia na MALO CLINIC Porto. 

Segundo o mesmo, “colocar um aparelho é algo a que as pessoas normalmente oferecem alguma resistência por considerarem que se trata apenas de um tratamento relacionado com questões estéticas. Contudo, isto não é verdade. Um aparelho não corrige apenas a aparência do sorriso, também corrige problemas funcionais. O mau encaixe dos dentes pode ter fortes implicações ao nível da nossa saúde e traduzir-se em problemas de fala, de mastigação, dores de cabeça, dores de pescoço, entre outros. Para além disto, a colocação de aparelho pode inclusive melhorar questões respiratórias”, afirma.

Neste sentido, esclarece 5 das dúvidas mais frequentes: 

1) Colocar aparelho dentário é um processo doloroso? 

"Não, o processo de colocação dos brackets, arcos e restantes componentes do aparelho dentário é indolor. Contudo, pode sentir-se algum desconforto resultante da fricção entre o aparelho e o interior da boca, principalmente numa fase inicial, enquanto existe uma habituação ao aparelho".

2) A utilização do aparelho dura em média dois anos? 

"Apesar de o tempo de tratamento variar de pessoa para pessoa e do acompanhamento e avaliação do médico dentista, geralmente o tempo médio que um paciente necessita de utilizar um aparelho fixo convencional ronda os dois anos". 

3) Após a utilização do aparelho, os dentes podem voltar a entortar? 

"Sim, em determinados casos com o passar do tempo os dentes tendem a procurar uma posição mais próxima da original.  Esta situação é, no entanto, uma complicação fácil de evitar. Por isso, após o tratamento de ortodontia o médico dentista dará algumas indicações como a utilização de uma contenção ortodôntica, que será fundamental para manter os resultados conseguidos".

4.       É necessário mudar os hábitos alimentares após a colocação do aparelho? 

"Não é necessário mudar os hábitos, mas é importante ter alguns cuidados. Nomeadamente na ingestão de alimentos duros, como fruta crua ou frutos secos, ou alimentos de difícil mastigação, como caramelos e pastilhas elásticas, pois podem danificar o aparelho. Além disso, devem também ser evitados alimentos que possam alterar o esmalte dos dentes caso não haja uma correta higienização, como os refrigerantes".

5.       Os aparelhos fixos são a única opção de tratamento? 

"Não, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, como os aparelhos removíveis (tipicamente preventivos e utilizados na infância), o fixo convencional, o fixo autoligável ou invisíveis. Cada tipo de aparelho tem a sua função e, por isso, a escolha deve ser feita em conjunto com o médico dentista que saberá qual o mais adequado ao paciente e à sua condição".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório