Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Covid. Duas doses, diferentes vacinas. As vacinas podem ser combinadas?

As autoridades de saúde dizem que ambas as doses devem ser da mesma vacina.

Covid. Duas doses, diferentes vacinas. As vacinas podem ser combinadas?
Notícias ao Minuto

10:00 - 22/01/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Até ao momento, as vacinas contra a Covid-19 que estão a circular em vários países exigem duas injeções administradas com algumas semanas de intervalo.

Nos EUA, por exemplo, onde as vacinas da Pfizer e da Moderna estão a ser distribuídas, as autoridades de saúde dizem que as vacinas não podem ser misturadas e combinadas. Em Inglaterra, onde as doses da Pfizer e da AstraZeneca estão disponíveis, as autoridades também dizem que as doses devem ser consistentes.

Mas, segundo o New York Post, no caso raro de o mesmo tipo não estar disponível ou se não for conhecida a que foi administrada na primeira injeção, as autoridades inglesas dizem que pode ser dada qualquer vacina que esteja disponível para a segunda injeção. Como as vacinas Pfizer e AstraZeneca funcionam de maneira semelhante, eles dizem que uma dose incompatível é melhor do que uma proteção parcial. Mas, sem quaisquer estudos, as doses da vacina não devem ser misturadas, disse Naor Bar-Zeev, especialista em vacinas da Universidade Johns Hopkins.

Segundo o mesmo, no caso de duas injeções diferentes, é provável que “funcione bem e seja bem tolerada”, mas mais evidências são necessárias para ter certeza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório