Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

SARS-CoV-2 desencadeia anticorpos de infeções anteriores por coronavírus

Investigadores esperam que este seja o 'calcanhar de Aquiles' da Covid-19.

SARS-CoV-2 desencadeia anticorpos de infeções anteriores por coronavírus
Notícias ao Minuto

08:04 - 22/01/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Os resultados de um estudo liderado pela Northern Arizona University e pelo Translational Genomics Research Institute (TGen), publicados na revista Cell Reports Medicine, sugerem que o sistema imunitário de pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, pode contar com anticorpos criados durante infeções prévias de outros coronavírus.

De facto, os coronavírus já circulam há muito tempo. Antes do SARS-CoV-2, pelo menos seis outros tipos de coronavírus chegaram aos humanos. O estudo procurou entender como esses parentes afetam a resposta do sistema imunitário ao novo vírus.

"Os nossos resultados sugerem que o vírus da Covid-19 pode despertar uma resposta de anticorpos que existia em humanos antes da nossa pandemia atual, o que significa que podemos já ter algum grau de imunidade pré-existente a este vírus", disse o investigador John Altin.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores usaram uma ferramenta chamada PepSeq para mapear com precisão as respostas de anticorpos a todos os coronavírus que infetam humanos. "Os dados permitiram uma ampla caracterização da resposta de anticorpos em indivíduos recentemente infetados com SARS-CoV-2 em comparação com aqueles de indivíduos expostos apenas a coronavírus anteriores que agora estão disseminados em populações humanas", disse outro investigador, Jason Ladner.

Entre os cornavírus parentes, estão dois considerados mortais que afetaram o Médio Oriente e a Ásia em 2003 e 2012.

Os investigadores esperam que esta análise possa ajudar a projetar novos diagnósticos, avaliar os poderes de cura do plasma, desenvolver novos tratamentos terapêuticos e - mais importante - ajudar a desenhar futuras vacinas ou terapias com anticorpos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório