Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 20º

Edição

Covid: Estudo identifica as duas janelas do carro que devem ser abertas

Permita o fluxo de ar certo para ajudar a prevenir a transmissão do SARS-CoV-2.

Covid: Estudo identifica as duas janelas do carro que devem ser abertas

Se for apanhar um táxi ou outro serviço semelhante, usar uma máscara e abrir as janelas do carro fazem parte das medidas para reduzir a transmissão do vírus. Agora, um novo estudo identificou quais as janelas que deve abrir para fornecer mais proteção.

De acordo com o mesmo, abrir a janela o mais longe possível de onde está sentado no carro fornece mais fluxo de ar e proteção para o motorista e passageiro. Por exemplo, no caso de se sentar no banco traseiro e em diagonal com o motorista, o motorista sentado no banco da frente esquerdo de um carro deve abrir a janela da frente direita e um passageiro no banco traseiro direito deve abrir a janela traseira esquerda.

Para chegar a esta conclusão, investigadores da Universidade de Massachusetts Amherst e da Brown University usaram um modelo de computador para simular um Toyota Prius a 80 quilómetros por hora, com um motorista no banco dianteiro esquerdo e um passageiro sentado no banco traseiro direito. Eles analisaram as trocas de ar por hora em seis cenários diferentes de janelas abertas e presumiram que o ar-condicionado estava ligado em todos eles.

A abertura de todas as janelas resultou no melhor fluxo de ar, mas isso não é necessariamente confortável, especialmente em tempo frio.

Curiosamente, a facilidade de fluxo de ar fornecida pela abertura das janelas frontais esquerda e traseira direita (ou seja, as mesmas janelas onde os passageiros estavam sentados, em vez das janelas opostas) era "um pouco maior" do que o cenário onde todas as janelas estavam fechadas. Abrir uma terceira janela também teve pouco efeito sobre o fluxo de ar útil.

Outra razão pela qual abrir as janelas opostas é tão eficaz? O fluxo de ar que entra pela janela traseira esquerda e sai pela janela dianteira direita funciona como uma “cortina de ar” que separa o passageiro do motorista, escreveram os autores do estudo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório