Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Como voltar à rotina após os excessos do Natal? Cinco truques infalíveis

Comer mais devagar, beber água ou cuidar da pele, são algumas das dicas para começar 2021 em grande e repleto de saúde.

Como voltar à rotina após os excessos do Natal? Cinco truques infalíveis
Notícias ao Minuto

14:16 - 12/01/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Boa forma

O começo de um novo ano é sinónimo de uma oportunidade para deixar para trás maus hábitos e adquirir rotinas saudáveis. Como tal, os especialistas da Mifarma, empresa de venda online de produtos de farmácia e parafarmácia, reuniram num comunicado enviado às redações várias dicas para o ajudarem a combater os excessos cometidos no Natal.

Deixe para trás os alimentos que não lhe fazem bem e o sedentarismo, que podem afetar tanto a saúde física como a mental. 

De modo a ajudar o seu corpo e mente a recuperar e iniciar o ano da melhor forma, siga as propostas da Mifarma:

1. Coma devagar

Segundo alguns estudos, o cérebro demora cerca de 20 minutos a processar a sensação de saciedade. Por isso, dedicar tempo a mastigar – para além de nos ajudar a saborear a comida – pode contribuir para que necessitemos de comer menos quantidade.

2. Beba água

As bebidas açucaradas ou alcoólicas costumam estar sempre presentes nas épocas festivas e fazem-nos esquecer que aqueles 1,5 litros de água por dia continuam a ser necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Uma dica muito útil pode ser optar por bebidas mais saudáveis, como infusões ou chá.

3. Não fique obcecado

"Não podemos deixar de lado a saúde mental e focarmo-nos somente na física", afirma Reme Navarro, cofundadora da Mifarma e farmacêutica.

"Há que desfrutar das festividades e não estarmos obcecados com o ‘fugir às regras’, façamos uma pausa. Não é preciso restringir a comida todos os dias, mas sim ser consciente de que procurar o equilíbrio após esta época é importante". 

4. Preste atenção à sua pele

Os excessos do Natal não só se manifestam através da acidez ou do peso; também se veem refletidos na nossa pele, deixando-a baça e desidratada.

"É essencial manter uma boa rotina facial", diz Reme Navarro.

"A má alimentação e a falta de descanso são dois fatores muito frequentes nestas datas e que indubitavelmente afetam de forma negativa a nossa pele", acrescenta. 

5. Mexa-se

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de exercício aeróbico por semana. É importante que não nos esqueçamos de fazer desporto durante as festas: caminhadas longas em passo rápido, nadar, andar de bicicleta, etc. Para além disso, o início do ano pode ser um bom momento para começar a fazer desporto em família.

Reme Navarro sublinha: "este Natal foi sem dúvida complicado, mas não menos especial. É muito importante que nestes momentos desafiantes cuidemos de nós, estejamos mais unidos do que nunca e positivos quanto ao que 2021 nos reserva".

Concluindo: "não podemos deixar de lado o cuidado próprio; é essencial manter a nossa saúde da melhor forma que sabemos, ainda que implique algum pequeno esforço".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório