Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Seis sintomas que não passam, comuns a 76% dos recuperados de Covid-19

Uma nova pesquisa reitera a importância de acompanhamento a longo prazo de pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, visto que a patologia pode causar sequelas graves tanto para saúde física como mental.

Seis sintomas que não passam, comuns a 76% dos recuperados de Covid-19
Notícias ao Minuto

09:17 - 11/01/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid persistente

"Como a Covid-19 é uma doença muito nova, estamos apenas a começar a perceber alguns de seus efeitos de longo prazo na saúde dos pacientes", explica Bin Cao, co-autor do estudo, em declarações à imprensa. 

A pesquisa levada a cabo por cientistas de vários institutos chineses publicada no The Lancet e divulgada num artigo na prestigiada revista Galileu, aponta que mais de três quartos dos doentes com Covid-19 registam pelo menos um sintoma seis meses após as primeiras manifestações do vírus. 

De 7 de janeiro e 29 de maio de 2020, o estudo acompanhou 1.733 indivíduos que haviam recebido alta do Hospital Jin Yin-tan, em Wuhan, na China. Para efeitos daquela pesquisa, foram realizadas entrevistas de modo a averiguar a qualidade de vida pós-infecção e foram igualmente feitos exames físicos e testes de laboratório nos voluntários. 

De acordo com os investigadores, 76% reportaram sofrer de pelo menos um sintoma permanente nos meses seguintes a deixarem o hospital. Fadiga ou fraqueza muscular foi denunciada por 63% dos indivíduos, 26% experienciaram insónias e 23% sofreram de depressão e de ansiedade.

Conforme explica a Galileu, grande parte daqueles que tiveram quadros mais severos de Covid-19 apresentaram uma função pulmonar diminuída, nomeadamente 56% dos pacientes classificados na escala de gravidade cinco e seis - que requereram ventilação para sobreviverem - registaram comprometimento no processo de difusão, ou seja fluxo reduzido de oxigénio dos pulmões para a corrente sanguínea.

Já os indivíduos classificados na escala de gravidade quatro - que necessitaram de oxigenoterapia - e outros enquadrados na escala três - que não precisaram de oxigenoterapia -, os valores corresponderam a 29% e 22%, respectivamente.

Mais ainda, esses doentes não desempenharam tão bem como seria suposto ao serem submetidos a um teste que mediu a distância percorrida pelos mesmos durante seis minutos. Nos classificados na escala de gravidade cinco e seis, 29% caminharam menos do que o limite inferior da faixa normal, comparativamente com 22% daqueles na escala quatro e 24% para a escala três. 

"A nossa análise indica que a maioria dos pacientes continua a viver com pelo menos alguns dos efeitos do vírus após a alta hospitalar e destaca a necessidade de cuidados pós-alta, especialmente para aqueles que apresentam infecções graves", sublinhou Cao.

Adicionalmente, exames revelaram que 13% dos pacientes cuja função renal era normal quando estavam internados apresentaram progressivamente uma diminuição da sua capacidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório