Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Consumo excessivo deste mineral afeta longevidade, diz estudo

Elevados níveis de ferro podem colocá-lo em risco de morrer mais jovem

Consumo excessivo deste mineral afeta longevidade, diz estudo
Notícias ao Minuto

07:00 - 11/01/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo recente, publicado na revista Nature Communications, revela uma potencial associação entre os níveis de ferro e a longevidade.

O estudo reuniu dados de outros três grandes estudos genéticos humanos, "alcançando uma amostra sem precedentes de mais de um milhão de pessoas", diz o líder do estudo e analista de dados Paul Timmers, da Universidade de Edimburgo, à Eat This, Not That!. "Usando a genética, encontramos várias linhas de evidência que indicam que o controlo insuficiente dos níveis de ferro no sangue está a causalmente ligado a uma expectativa de vida mais curta e menos anos vividos com boa saúde", explica.

Depois de examinar o ADN de indivíduos que viveram vidas longas e saudáveis em comparação com aqueles que tiveram doenças relacionadas à idade e até morte prematura, os investigadores foram capazes de identificar dez regiões do genoma que estavam relacionadas a três medidas-chave de envelhecimento: esperança de vida, anos vividos sem doenças e longevidade. Duas dessas regiões, LDLR e FOXO3 influenciam a expressão de genes que ajudam o corpo a metabolizar o ferro, o que levou os investigadores a crer que os níveis de ferro poderiam desempenhar um papel no envelhecimento.

Então, como é que os níveis de ferro podem afetar a sua vida útil?

Essencialmente, aqueles com altos níveis de ferro podem ter um risco maior de morrer mais jovens.

"É bem sabido que um défice de ferro pode causar problemas de saúde, mas mostramos, pela primeira vez, que para a maioria das pessoas uma pequena redução no ferro no sangue - dos seus níveis atuais - é provavelmente benéfica para a saúde", diz o co-autor Joris Deelen.

Os investigadores descobriram que a predisposição genética para níveis mais elevados de ferro é o que está associado a uma expectativa de vida reduzida.

Mais estudos são necessários.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório