Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bolas de futebol. Como os toques de cabeça aumentam o risco de demência

Neurologistas alertam para as consequências do impacto repetitivo.

Bolas de futebol. Como os toques de cabeça aumentam o risco de demência
Notícias ao Minuto

12:53 - 31/12/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Os atletas, especialmente aqueles que lidam com bolas, como é o caso do futebol, encontram-se em maior risco de um grupo de doenças neurodegenerativas crónicas, mais conhecidas por demência.

De acordo com um artigo publicado no The Next Web, há cada vez mais evidências de que pequenas e repetitivas colisões do cérebro dentro do crânio - como as provocadas pelos 'toques de cabeça' - causam a doença.

Segundo o mesmo artigo, vários jogadores de alta competição da seleção inglesa vencedora da Copa do Mundo de 1966 encontram-se dementes e o ato de cabecear a bola é o culpado. 

E não falamos apenas de grandes colisões. São as pequenas colisões diárias - aquelas que acontecem com a rotina. A ciência descobriu que uma forma particular de demência (conhecida como encefalopatia traumática crónica) parece existir apenas entre aqueles que, como parte de atividades de rotina, incorrem nessas agressões regulares ao cérebro. 

Impactos repetitivos

Estudos recentes mostram que cabecear a bola, mesmo que apenas 20 vezes, causa alterações imediatas e mensuráveis no funcionamento do cérebro. Esses resultados foram confirmados por outros estudos e são consistentes com pesquisas sobre impactos repetitivos que ocorrem noutros desportos, como Downhill MTB, resultantes do impacto causado por terrenos acidentados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório