Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19 é três vezes mais severa e mortal do que a gripe comum

Investigadores analisaram dados de 130 mil indivíduos e confirmam que a infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, é mais letal comparativamente à influenza ou gripe sazonal.

Covid-19 é três vezes mais severa e mortal do que a gripe comum
Notícias ao Minuto

09:59 - 22/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um novo estudo publicado no The Lancet reitera que a Covid-19 provoca sintomas mais graves do que a gripe comum.

A pesquisa, conforme reporta a revista Galileu, foi realizada por investigadores do Instituto Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde, em França, e de quatro universidades do país.

Os cientistas analisaram dados de todos os pacientes internados em hospitais públicos e privados em França, incluindo informações acerca das razões de internamento e os cuidados médicos recebidos.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores compararam então os casos de doentes internados por Covid-19 entre 1 de março e 30 de abril de 2020, relativamente aos de indivíduos hospitalizadas devido à gripe sazonal entre 1 de dezembro de 2018 e 28 de fevereiro de 2019 - o que equivaleu a 130 mil pessoas na totalidade. 

De acordo com a revista Galileu, o estudo concluiu que a taxa de mortalidade por Covid-19 foi três vezes superior em relação à da gripe, nomeadamente 16,9% contra 5,8%.

Mais ainda, os pacientes infetados pelo novo coronavírus precisaram de mais cuidados intensivos. Os investigadores reportaram que 9,7% dos pacientes com o SARS-CoV-2 requereram ventilação mecânica invasiva, entretanto somente 4% das pessoas com gripe necessitaram desse tipo de tratamento.

Adicionalmente, o tempo médio de internamento nos cuidados intensivos para quem sofreu de Covid-19 foi de 15 dias, ou seja aproximadamente o dobro em comparação com o outro grupo, que necessitou desse tipo de internamento durante cerca de 8 dias. 

Entretanto, mais de um em cada quatro doentes com o novo coronavírus, 27,2%, sofreram de insuficiência respiratória aguda, enquanto tal apenas sucedeu com menos de uma em cada cinco pessoas com gripe, 17,4%. 

"Tomados em conjunto, os nossos resultados indicam claramente que a Covid-19 é muito mais grave do que a gripe sazonal", disse Pascale Tubert-Bitter, um dos autores do estudo.

"Num momento em que nenhum tratamento demonstrou ser eficaz na prevenção de doenças graves em pacientes com Covid-19, este estudo destaca a importância de todas as medidas de prevenção física e destaca a importância de vacinas eficazes", acrescentou.

Os cientistas detetaram ainda que 1,4% dos pacientes com menos de 18 anos foram hospitalizados com Covid-19, enquanto 19,5% foram internados como consequência da gripe. Registando que, 2,3% daqueles com menos de 5 anos de idade infetados com o SARS-CoV-2 necessitaram de receber cuidados intensivos, comparativamente a 0,9% das crianças com influenza.

Já a diferença nos óbitos das crianças doentes foi semelhante: 0,5% para as que sofriam de Covid-19 e 0,2% para as que tinham gripe. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório