Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro dicas para viver um Natal seguro (e sem Covid) em família

A lavagem e a desinfeção dos espaços e das superfícies são fundamentais para um Natal seguro.

Quatro dicas para viver um Natal seguro (e sem Covid) em família
Notícias ao Minuto

19:00 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

O Natal está a chegar e, devido à pandemia de Covid-19, vai ser um festejo atípico. Tornando-se essencial a vivência deste tempo em família de forma segura.

Na celebração deste dia tão especial, o distanciamento e o uso de máscara devem continuar. Todavia, e segundo a Direção-Geral de Saúde, há outros cuidados a ter em atenção.

Por isso mesmo, a Inokem, start-up 100% portuguesa, especialista no desenvolvimento de soluções premium de desinfeção, limpeza, higienização pensadas para o bem-estar dos consumidores, e focada na inovação e sustentabilidade com opções eco-friendly, apresenta, num comunicado enviado às redações, quatro dicas para que as famílias vivam um Natal mais seguro.

1. Lavar as mãos

Como já vem sendo preconizado, é importante lavar e desinfetar frequentemente as mãos, uma vez que ao longo do dia tocamos em superfícies e objetos que podem estar contaminadas com o vírus. A utilização de um sabonete líquido desinfetante vai permitir a eliminação da sujidade e, simultaneamente, a desinfeção das mãos. Já para desinfetar, é importante escolher um desinfetante adequado. Geralmente à base de álcool (o indicado é ter o valor mínimo de 70% de álcool), deve permitir a desinfeção das mãos sem necessidade de enxaguamento. Outros fatores a considerar são a presença de princípios ativos que garantam uma melhor ação viricida, bactericida, germicida e fungicida; o facto de manter um tempo de contacto mínimo de 20 segundos em toda a superfície das mãos; a garantia de que os ingredientes utilizados são de boa qualidade; e, devido à frequência com que são utilizados, a incorporação de um bom hidratante para proteger a pele da agressividade do álcool.

2. Desinfeção de utensílios

É importante proceder à limpeza, higienização e desinfeção dos vários objetos através de uma solução detergente germicida, bactericida e virucida com bio álcool, uma vez que as gotículas que transmitem o vírus pousam em objetos e nas superfícies. Assim, os utensílios utilizados e partilhados, como os talheres, pratos, copos, entre outros, devem ser desinfetados, e, preferencialmente, não devem ser partilhados. Cada um deve ter os seus próprios utensílios e evitar o contacto com os objetos que não sejam os seus. Deve ainda ser realizada a desinfeção de materiais tecnológicos, de brinquedos, de puxadores e de acessórios de casa de banho, aos quais deve ser diretamente aplicada uma solução desinfetante, sendo que, no caso dos brinquedos laváveis, devem ser enxaguados.

3. Desinfeção de espaços comuns

O mesmo deve acontecer para as zonas alimentares, como as bancadas das cozinhas, que são espaços que, geralmente, juntam várias pessoas. Também os pavimentos e os sanitários devem ser desinfetados frequentemente com desinfetante contra germes, vírus e bactérias, à base de bio álcool. Já o ar dos espaços fechados deve ser desinfetado com um purificador de ar, que elimine bactérias e vírus em suspensão no ar, pulverizando os espaços até que se forme uma ligeira neblina. Este tratamento descontamina o ar temporariamente, pelo que deve ser repetida a aplicação periodicamente, em função das condições existentes.

4. Roupas e calçado

Finalmente, as roupas, os tecidos e o calçado devem ser desinfetados com produto próprio, uma vez que podem, também eles, ser veículos do vírus. Esta desinfeção deve ser feita em todo o tipo de têxteis que habitualmente existem em nossas casas, tais como: sofás, colchões, tapetes, alcatifas, cortinas, toalhas, acessórios de casa, roupas no geral e calçado. Utilizando uma solução diretamente nas roupas, tecidos, calçado ou equipamento de proteção individual (EPI) por pulverização manual, que deve ser fina de partículas pequenas, para a abranger a maior área possível, é aconselhável uma aplicação antes de sair de casa ou iniciar determinado tipo de trabalhos profissionais e uma aplicação quando finalizado o trabalho ou ao chegar a casa. A Inokem aconselha ainda o uso de outra solução como desinfetante diretamente na máquina de lavar roupa ou na lavagem manual da mesma.

Pedro Santos Martins, CEO da Inokem, diz: "Nos tempos que vivemos, a segurança é uma prioridade. Sem nunca descurar as regras de etiqueta respiratória e de distanciamento físico, a desinfeção e a higienização dos espaços podem ser decisivos num Natal que deve ser vivido com máxima segurança". 

Para melhor ajudar os portugueses a passar um Natal seguro, a Inokem irá também realizar um webinar, no dia 23 de dezembro, às 15h, acerca das melhores práticas de desinfeção

webinar é grátis e pode ser acompanhado na página de Facebook da empresa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório