Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Psicadélico pode ser 'arma' secreta para tratar depressão, entenda

A substância psicadélica N-dimetiltriptamina (DMT) pode ter propriedades benéficas para o tratamento da depressão clínica.

Psicadélico pode ser 'arma' secreta para tratar depressão, entenda
Notícias ao Minuto

08:21 - 16/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Depressão

A farmacêutica britânica Small Pharma recebeu aprovação para utilizar o composto N-dimetiltriptamina (DMT) numa pesquisa com humanos com o objetivo de tratar a depressão, avança um artigo publicado na revista Galileu. 

Esta substância será utilizada pela primeira vez com o intuito de tratar a doença mental incapacitante, que afeta milhões de indivíduos em todo o mundo. 

Segundo os investigadores, o estudo que está a ser realizado em parceria com o Centro de Pesquisa de Psicadélicos do Imperial College London, no Reino Unido, pretende formular um tratamento de ação rápida para o transtorno depressivo.

A DMT, também conhecida como 'molécula espiritual', é um composto químico presente em várias plantas e em animais, incluindo nos seres humanos. 

Segundo os cientistas, a N-dimetiltriptamina tem efeitos psicoativos similares aos do LSD. A primeira fase da pesquisa tem início em janeiro de 2021, e irá avaliar os efeitos da terapia assistida por DMT em voluntários saudáveis que jamais tomaram psicadélicos e a sua eficácia em doentes que sofrem de depressão.

"Trata-se de um momento verdadeiramente inovador na corrida para tratar a depressão de maneira eficaz e segura, à medida que mais e mais pessoas sofrem como resultado da pandemia", explicou, em comunicado, Carol Routledge, diretora médica e científica da Small Pharma.

"Estamos comprometidos em ajudar milhões de pacientes em todo o mundo que estão a perder a esperança na busca por um tratamento para a sua depressão, por meio do avanço deste cuidado combinado", acrescentou. 

De acordo com o CEO da Small Pharma, Peter Rands, a DMT tem propriedades científicas comprovadas que podem ser usadas para uso clínico.

"Esperamos ajudar a reformular esses compostos antes estigmatizados como terapias médicas altamente eficazes, que podem ser integradas aos sistemas de saúde atuais e disponibilizadas para milhões de pessoas que sofrem de depressão", disse Rands

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório