Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cães podem ser treinados para detetar a Covid através do suor

Um novo estudo sugere que os cães são capazes de sentir o cheiro do SARS-CoV-2 no suor humano.

Cães podem ser treinados para detetar a Covid através do suor
Notícias ao Minuto

08:13 - 11/12/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Com o treino correto, os cães mais astutos podem detetar até 40 tipos diferentes de bombas, farejar vestígios de drogas, realizar buscas e resgates extensos. Os animais podem, também, identificar doenças e infeções, como o cancro do cólon, a malária e a doença de Parkinson. Agora, um novo estudo sugere que os cães são capazes de sentir o cheiro do SARS-CoV-2 no suor humano.

O estudo conceptual, publicado esta quinta-feira no PLOS One e realizado em França e no Líbano, treinou com sucesso seis 'cães de deteção' para sentirem o cheiro de pacientes que adoeceram com o novo coronavírus.

Em menos de um dia, muitos desses caninos já haviam memorizado o odor. Dentro de semanas, os cães foram treinados para marcar corretamente as amostras de suor provenientes de pacientes com Covid-19 sintomáticos.

No teste final, os cães tiveram uma taxa de sucesso entre 76% a 100%. A pesquisa é limitada e os resultados preliminares, mas as evidências sugerem que os cães treinados podem ser uma forma rápida, confiável e barata de rastrear casos.

Se estudos futuros confirmarem que o olfato de um cão é sensível o suficiente para identificar infeções por Covid-19, as autoridades nacionais podem considerar o seu uso para fazer uma pré-triagem do vírus ou realizar uma verificação rápida entre grandes grupos de pessoas.

Este não é o primeiro estudo acerca do assunto. Muitos países já estão a treinar cães para fazer exatamente o mesmo, incluindo o Chile, Argentina, Brasil, Austrália e Bélgica. Um teste piloto na Finlândia mostrou que cães no aeroporto de Helsinquía conseguiram detetar a doença quase 100 por cento das vezes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório