Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

O antisséptico bucal que inativa o novo coronavírus em 96%

O produto, potencialmente revolucionário, foi produzido por 60 investigadores brasileiros.

O antisséptico bucal que inativa o novo coronavírus em 96%
Notícias ao Minuto

09:34 - 27/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Detox Pro

Uma equipa de investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, desenvolveu uma fórmula de antisséptico bucal que inativa eficazmente em 96% a proliferação do novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, reporta um artigo avançado pela revista Galileu. 

A fórmula inovadora tem como base a tecnologia PHTALOX® -, um composto que inicialmente foi concebido para ser utilizado contra o mau hálito e para a manutenção da saúde das gengivas. 

A investigação que levou à criação do produto foi levada a cabo pelo Centro de Pesquisa e Inovação da empresa DentalClean em parceria com quatro instituições públicas: Faculdade de Odontologia da USP em Bauru (SP), Instituto de Ciências Biológicas da USP, a Universidade Estadual de Londrina (PR) e o Instituto Federal do Paraná.

O estudo foi coordenado por Fabiano Vieira Vilhena, cirurgião-dentista sanitarista e investigador da USP, e envolveu 60 especialistas. 

Notícias ao Minuto© Divulgação

Conforme explica a revista Galileu, entre março e novembro, os investigadores finalizaram seis etapas de estudo que incluíram 107 pacientes em testes conduzidos em laboratório, séries de casos e pesquisa clínicas randomizadas. No primeiro mês da investigação, foi logo confirmada a ação aniquiladora virucida do produto. 

"Inativar a transmissão do vírus da Covid-19 nas vias aéreas superiores do corpo humano é uma das formas mais eficazes de não avançar a doença para as vias respiratórias inferiores", referem os cientistas.

"O antisséptico é capaz de bloquear o vírus na cavidade oral (região da boca), impedindo-o que ganhe forças e avance para o restante do organismo", acrescentam.

Notícias ao Minuto© Divulgação

O produto, chamado Detox Pro, já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em outubro e, nesta terça-feira, dia 24 de novembro, foi anunciado o começo da produção em larga escala.

"Começamos hoje a produção do primeiro lote desse produto, o antisséptico de 600 ml", afirmou Giuliano Castro, gerente nacional de negócios da Dentalclean.

"Para o primeiro trimestre de 2021, a estimativa de produção é de mais de 12 milhões de unidades nas categorias antisséptico, spray e gel dental", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório