Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Tédio da pandemia tem efeitos preocupantes, mas também um lado positivo

A estagnação pode ter um impacto devastador na nossa saúde.

Tédio da pandemia tem efeitos preocupantes, mas também um lado positivo
Notícias ao Minuto

09:51 - 25/11/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Com o decorrer da pandemia e respetivos deveres de recolhimento, é inevitável que o tédio se instale em muitos de nós. A estagnação pode ter um impacto devastador na nossa saúde, mas também pode ter um lado positivo.

Os efeitos físicos

Pesquisas mostram que o tédio pode realmente reduzir a sua esperança de vida. Um estudo na década de 1980 com funcionários públicos com idades entre 35 e 55 anos mostrou que aqueles mais propensos a isso tinham 30% mais probabilidade de morrer em três anos - em particular de doença cardiovascular.

“Não sabemos exatamente o que significa estar entediado que pode levar à morte por doenças cardiovasculares. No entanto, o que sabemos é que quando as pessoas estão entediadas, procuram maneiras de se 'desobstruir' e muitas das coisas que fazem para aliviar isso não são saudáveis. O tédio é também stressante", diz a psicóloga Sandi Mann, ao Mirror.

Por que razão o tédio leva à negatividade

Foi descoberto que muitos de nós preferiríamos sentir dor do que sofrer a monotonia dela.

Num estudo em que as pessoas foram deixadas numa sala por 15 minutos, sem nada além de um botão que podiam apertar para aplicar um choque elétrico no tornozelo, dois terços dos homens e um quarto das mulheres optaram por carregar no botão apenas para terem algo para fazer.

“Preferimos fazer qualquer coisa do que ficar entediados”, explica a psicóloga. “Mesmo que isso signifique levar um choque elétrico. É uma experiência muito intolerável e as pessoas preferem ter um estímulo desagradável para aliviá-lo, em vez de ter que lidar com ela".

Embora pareça uma reação extrema, é mais compreensível quando reconhecemos que o tédio pode exacerbar o pensamento negativo, levando à depressão e ansiedade. Acredita-se que o tédio também provoque raiva e agressão.

Lado positivo

Apesar do impacto negativo que o tédio pode ter nas nossas vidas, também tem um lado positivo. É uma emoção necessária porque pode fornecer uma pausa da estimulação constante ao nosso redor.

Isso leva-nos, segundo a especialista, a ser curiosos e encontrar maneiras alternativas de escapar de qualquer monotonia nas nossas vidas. Isso pode significar procurar um novo emprego ou simplesmente fazer algumas mudanças positivas. Além disso, a ciência mostrou que as pessoas que sentem que as suas ações não têm sentido podem muitas vezes ser motivadas a envolverem-se num comportamento significativo, tornando-as mais altruístas, prestativas e caridosas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório