Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

A Covid-19 poderá causar lesões nos olhos? Médico responde

"Respondendo à questão que muitos pacientes têm colocado: a Covid-19 poderá causar lesões nos olhos? Responderia diretamente que sim!", afirma João Pinheiro Costa, médico oftalmologista no Instituto CUF Porto, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

A Covid-19 poderá causar lesões nos olhos? Médico responde
Notícias ao Minuto

10:07 - 19/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Na atual era em que vivemos é difícil não falar de infeção por Covid-19 no nosso quotidiano. A pandemia alterou a nossa forma de viver e de conviver, alterou a nossa forma de trabalhar, alterou a nossa forma de prestar cuidados de saúde, mas sabemos que não alterou a frequência nem a apresentação das outras doenças que conhecíamos antes da pandemia.

Respondendo à questão que muitos pacientes têm colocado: a Covid-19 poderá causar lesões nos olhos? Responderia diretamente que sim!

Este sim convicto não reside tanto nas consequências diretas da infeção na nossa saúde ocular, mas sim nas consequências indiretas pela falta de tratamento de doenças que conseguiríamos resolver se atuássemos atempadamente. Refiro-me aqui a doenças como glaucoma, degenerescência macular da idade, retinopatia diabética ou até casos de inflamação ou infeção ocular que têm sido diagnosticados e tratados tardiamente. Estas patologias tardiamente diagnosticadas podem mesmo ser irreversíveis pelo que é importante alertar para o impacto negativo de adiar a procura de resposta clínica atempada.

Que problemas oculares podem surgir num doente infetado por Covid-19?

Sabemos que a infeção pelo novo coronavírus pode ter manifestações oculares, e ser até um sinal de apresentação da doença, na forma de uma conjuntivite aguda. A conjuntivite tem sido descrita em alguns pacientes com Covid, e vários trabalhos científicos apontam a existência de vírus nas secreções e lágrimas dos pacientes.

Embora seja um sintoma menos frequente, uma conjuntivite deve deixar o alerta para uma possível situação de infeção Covid.

Notícias ao MinutoJoão Pinheiro© DR

Mais recentemente têm sido descritas alterações na retina de pacientes com infeção por Covid. Tem sido reportado o aparecimento de hemorragias e de pequenas áreas de enfarte da retina, quer em pacientes com sintomas mais severos, quer em pacientes com sintomas leves. Pensa-se que estas lesões traduzem uma doença mais generalizada, com atingimento de pequenos vasos sanguíneos noutros locais para além do sistema respiratório, sendo responsável pelo surgimento de diversos sintomas em outras partes do organismo.

Esteja atento aos sintomas e não adie o diagnóstico!

Tendo em conta a magnitude da pandemia que vivemos, é importante estar atento ao possível surgimento de sintomas oculares novos, que podem ser clinicamente significativos, como perda de visão ou aparecimento de manchas escuras de novo no campo visual. Estes sintomas indicam necessidade de avaliação oftalmológica atempada e chamam à atenção para necessidade de acompanhamento dos pacientes após recuperação de uma infeção Covid.

Importa aqui salientar à população a importância de não adiar a procura de cuidados de saúde em qualquer caso de alteração aguda da visão, mesmo em tempo de pandemia. É igualmente fundamental manter um acompanhamento médico regular das suas patologias crónicas.

As unidades de saúde mantém-se em funcionamento, e têm medidas implementadas para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, pelo que aconselhamos os nossos doentes a não adiar a deslocação aos hospitais por receio de segurança, seja para uma consulta, exame ou tratamento.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório