Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Donos de cães têm risco 78% mais elevado de adoecer com Covid-19

A afirmação é de um novo estudo espanhol, que alerta os donos de cães para levarem a higiene muito a sério quando vão à rua com os seus animais.

Donos de cães têm risco 78% mais elevado de adoecer com Covid-19
Notícias ao Minuto

07:47 - 18/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Contágio

Os cientistas observaram diferentes atividades do dia-a-dia e classificaram-nas de acordo com o risco de ficar infetado com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. 

Para os investigadores espanhóis, por exemplo, encomendar e consequentemente receber compras do supermercado em casa é mais perigoso do que ir pessoalmente à loja. 

Os especialistas analisaram 2,086 pessoas em Espanha, sendo que aproximadamente 41% tinha entre 40 e 54 anos. 

O estudo, publicado no Environmental Research, pela Universidade de Granada e pela Escola de Saúde Pública de Andaluzia, apurou que 4.7% dos voluntários haviam sido infetados pelo vírus a determinada altura -, o equivalente a 98 pessoas. 

Os participantes foram então questionados acerca das suas atividades quotidianas.

Especificamente, os cientistas determinaram que viver com um cão e levá-lo a passear aumenta em 78% o risco de adoecer com Covid-19. 

Segundo os especialistas, tal pode dever-se ao facto de que ao sair com o animal à rua, este pode tocar em superfícies contaminadas com SARS-CoV-2 e posteriormente passar o vírus aos seres humanos. 

Apesar de não estar claro se os animais espalharam o vírus, os investigadores alertam que os donos de cães devem focar-se na higiene, lavando as mãos e mantendo a distância social enquanto levam passeiam os seus cães. 

Os académicos concluíram ainda que receber encomendas do supermercado em casa, ao invés de ir fisicamente à loja aumenta o risco de infeção pelo novo coronavírus em cerca de 94%. 

Mais ainda, a pesquisa determinou que trabalhar no escritório, comparativamente a trabalhar em casa, acresce a probabilidade de incidência de Covid-19 em 76%. 

Surpreendentemente o risco de infeção sobe somente para 60% para quem vive na mesma habitação com alguém que contraiu o coronavírus SARS-CoV-2. 

Cristina Sánchez González, professora e líder do estudo, afirmou que os dados apurados chamam a atenção para o risco acrescido de contágio entre os donos de cães. 

"O motivo para esta prevalência tão elevada ainda tem de ser devidamente determinado", disse.

Leia Também: Coronavírus no ar. Os locais onde corre maior risco de ficar infetado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório