Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Será? Cinco sinais de que já poderá ter tido Covid-19

Um dos aspetos mais letais associados ao novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, é que para muitas pessoas pode ser totalmente assintomático. No entanto, existem formas de entender se já foi atingido pelo vírus respiratório.

Será? Cinco sinais de que já poderá ter tido Covid-19
Notícias ao Minuto

09:58 - 12/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Infelizmente, e ao que parece, o novo coronavírus, está para ficar pelo menos nos próximos tempos. Mas, será que já esteve infetado sem se ter apercebido?

Apesar de já terem sido divulgadas inúmeras imagens e notícias de pessoas que necessitam de hospitalização e que de ventiladores para conseguirem respirar, a verdade é que nem todos os doentes com Covid-19 adoecem com esse grau de gravidade e muitos nem sequer apresentam sintomas - permanecendo assintomáticos

Todavia, o seu corpo já pode ter-lhe dado sinais subtis de que algo não estava bem com a sua saúde. 

Segundo o médico Dominic Pimenta, em declarações à revista Cosmopolitan: "já estamos todos a par dos sintomas típicos da Covid (febre alta, tosse seca), mas muitos pacientes (até 80%) sofrem de formas ligeiras da patologia ou não experienciam qualquer sintoma". 

"Entretanto, quando os sintomas se manifestam, febre e tosse afetam aproximadamente cerca de 50% a 60% dos pacientes, respetivamente", acrescentou. 

Mas, afinal quais são os sinais de que já pode ter estado infetado com o coronavírus SARS-CoV-2?

1. Letargia

Se se sentiu extremamente fatigado durante uma semana ou mais, e mal se consegue lembrar do que aconteceu nesse período de tempo então poderá ter estado infetado com o vírus. 

Mais de 60% dos doentes apontam como um dos sintomas o sentimento de fadiga intensa. 

2. Tosse e dor de garganta

É verdade que a tosse e dor de garganta podem ser apenas indicadores de gripe, no entanto também são dois dos sintomas associados à Covid-19. 

Mais de metade - 52.2% - dos doentes relatam que esse foi um dos sintomas. 

3. Perda de olfato e paladar

Trata-se de um dos principais sinais de alerta de que pode estar ou ter estado infetado com o vírus, e como tal deve ser testado o mais rapidamente possível e manter-se em isolamento. 

4. Dor de cabeça

Se sofre regularmente de dores de cabeça, pode não ter notado diferenças, mas se não é o tipo de pessoa que sofre deste problema com frequência, então talvez já tenha estado infetado com o SARS-CoV-2. 

Estima-se que 70% de todos indivíduos diagnosticados com o novo coronavírus experienciem cefaleias. 

5. Problemas gastrointestinais

Diarreia e vómitos são dois sinais menos conhecidos de Covid-19.

Apenas 4% dos doentes relatam estes sintomas sem padecerem dos outros sinais mais comuns da patologia, nomeadamente tosse, febre ou dificuldades respiratórias. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório