Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sete passos para ajudar alguém que sofre de ansiedade

A verdade é que todos nós já sentimos ansiedade a dado momento, contudo devemos ter muita atenção quando este sentimento é excessivo e regular, e sobretudo quando impacta e limita as nossas ações no dia-a-dia.

Sete passos para ajudar alguém que sofre de ansiedade
Notícias ao Minuto

14:45 - 11/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Igualmente devemos estar alerta em relação às pessoas que nos rodeiam e se necessário conseguir ajudar alguém que esteja a sofrer de ansiedade, conforme explica um artigo publicado no site dos Laboratórios NIAM.

Se por um lado existe a ansiedade dita 'normal', por outro lado, existe um tipo de ansiedade patológica que domina os indivíduos afetados. Esta condição causa transtornos na saúde e tanto na vida pessoal, como na vida profissional. 

Sendo que muitas pessoas que sofrem de ansiedade patológica, experienciam dificuldades em lidar com a família, em manter relações sociais e problemas associados à performance no trabalho. Além, de vivenciarem alterações no seu padrão de sono e no apetite. 

Eis, segundo os Laboratórios NIAM, sete dicas que pode seguir de modo a apoiar alguém que sofre de ansiedade crónica. A saber:

  • Ler e informar-se sobre o que é a ansiedade, quais os seus diferentes tipos e quais os transtornos a ela associados. Tal é relevante para que identifique corretamente o problema, além de entender a sua gravidade e saberes como abordá-lo.
  • Ser sensível e cuidadoso na forma como comunica com essa pessoa, evitando expressões banais como 'anima-te!', 'vais ficar melhor', ou outras expressões que transmitam a ideia de que sair de um quadro de ansiedade é algo fácil e voluntário.
  • Não encarar a ansiedade com preconceito e não julgar quem dela sofre. Para que o outro não se feche, esconda o que sente e não procure qualquer tipo de ajuda.
  • Mostrar apoio incondicional, ainda que possa não entender as causas da ansiedade do amigo ou familiar.
  • Ser paciente e não pressionar a pessoa ao ponto de ela sentir que procura instigá-la a ficar melhor de um momento para o outro. Essa urgência pode agravar ainda mais a ansiedade
  • .Ser capaz de ter uma conversa genuína com essa pessoa, para que se sinta à vontade para explicar o que sente.
  • Planear atividades com a pessoa, fazendo com que se divirta ou relaxe.

Adicionalmente, pode aconselhar a pessoa que sofre de ansiedade para que procure a ajuda de um profissional médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório