Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Usar máscara durante exercício dificulta respiração? Ciência responde

Um estudo canadiano não encontrou provas de que a utilização de máscara com três camadas de tecido prejudique os níveis de oxigénio presentes no organismo, inclusive durante a prática de exercício físico intenso.

Usar máscara durante exercício dificulta respiração? Ciência responde
Notícias ao Minuto

08:40 - 10/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

A utilização do acessório de proteção contra a Covid-19 não é danoso para os índices de oxigénio na corrente sanguínea e nos músculos durante a prática de atividade física vigorosa, destaca um estudo da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, conforme reporta um artigo publicado na revista Galileu. 

Os investigadores não detetaram qualquer indício de que a máscara prejudica a respiração de pessoas saudáveis e provoca a reinalação de dióxido de carbono (CO2), que por sua vez pode causar insuficiência respiratória.

A pesquisa divulgada no Journal of Environmental Research and Public Health, monitorizou o uso de uma máscara de tecido de três camadas em 14 homens e mulheres saudáveis e fisicamente ativos.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores solicitaram aos voluntários para que realizassem um aquecimento rápido numa bicicleta ergométrica e que mantivessem uma frequência específica de pedaladas, à medida que a intensidade do teste subia gradualmente. No momento em que os indivíduos já não conseguissem manter o ritmo do treino, a experiência parava. 

De acordo com a revista Galileu, cada um dos 14 participantes repetiu o teste três vezes. Na primeira ronda, usaram uma máscara cirúrgica; na segunda, uma máscara de tecido; e na terceira pedalaram sem máscara. Ao mesmo tempo que os cientistas, analisavam a quantidade de oxigénio no sangue e nos músculos dos envolvidos. 

Para os autores do estudo: "em relação ao desempenho máximo do exercício, nenhuma diferença foi evidente entre usar ou não uma máscara na saturação arterial de oxigénio, no índice de oxigenação dos tecidos, na avaliação do esforço percebido ou na frequência cardíaca em nenhum momento dos testes". 

Entretanto, o co-autor do estudo Phil Chilib acrescentou: "se as pessoas usarem máscaras durante a prática de exercício em espaços fechados, isso pode tornar as sessões mais seguras e permitir que os ginásios permaneçam abertos durante a Covid-19. Também pode permitir que os desportos continuem, incluindo o hóquei, onde a transmissão de Covid-19 parece ser alta".

Leia Também: A forma correta de guardar a máscara quando não está a usá-la

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório