Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Coronavírus: 16% dos doentes só manifestam sintomas gastrointestinais

Os sintomas mais comuns referentes ao sistema digestivo e associados à infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, incluem, segundo uma pesquisa canadiana, náuseas, falta de apetite, diarreia, vómitos e dor abdominal.

Coronavírus: 16% dos doentes só manifestam sintomas gastrointestinais
Notícias ao Minuto

18:58 - 04/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sintomas da Covid-19

Uma meta-análise realizada por investigadores da Universidade de Alberta, no Canadá, que consistiu na revisão de 36 estudos, acerca dos sintomas da Covid-19, apurou que 16% dos pacientes infetados com o novo coronavírus podem manifestar apenas sinais gastrointestinais da patologia, nomeadamente um em cada seis indivíduos, conforme explica um artigo publicado na revista Galileu.

Os dados apurados foram inicialmente divulgados na revista científica Abdominal Radiology

Segundo a pesquisa, náuseas, falta de apetite, diarreia, vómitos e dor abdominal são os principais elementos associados a esses sintomas gastrointestinais.

"Há uma quantidade crescente de literatura que aponta que a sintomatologia abdominal é um indicador comum de Covid-19", afirma Mitch Wilson, radiologista e professor clínico da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta.

Os investigadores salientam que os radiologistas abdominais têm consequentemente de permanecer em estado de alerta.

A meta-análise sugere ainda o que esses profissionais de saúde devem procurar durante a realização dos exames, nomeadamente a inflamação do intestino delgado e grosso, ar no interior da parede intestinal (pneumatose) e perfuração intestinal (pneumoperitónio). Estes sintomas considerados raros, podem ser um indicador de casos graves e avançados da Covid-19. 

"Podem ser de uma variedade de causas potenciais. Mas uma dessas causas potenciais é a infecção do vírus e, num ambiente onde a Covid-19 é bastante prevalecente, é algo a considerar e levantar como uma possibilidade para o médico de referência", conclui Wilson.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório