Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

O leitor perguntou: Afinal, o pão de forma engorda? É saudável?

Extremamente prático, o pão de forma é ingerido muitas vezes ao pequeno-almoço ou ao lanche.

O leitor perguntou: Afinal, o pão de forma engorda? É saudável?
Notícias ao Minuto

08:00 - 31/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pão

Normalmente, o pão de forma é confeccionado com farinha de trigo refinada, o que, tendo em consideração a quantidade dos restantes ingredientes, pode provocar picos de açúcar na corrente sanguínea. Além, de apresentar uma grande quantidade de calorias, conforme explica a médica nutricionista Patricia Leite num artigo publicado no portal Mundo Boa Forma. 

Adicionalmente, este hidrato de carbono tende a ser pobre em nutrientes e em fibras e por isso mesmo é necessário ter muita atenção às escolhas que faz!

Variedades de pão de forma

Atualmente são muitas as variedades de pão de forma à venda nos supermercados, produzidos com nutrientes diferentes e de valor calórico igualmente distinto.

Para Patricia Leite, deve evitar sobretudo o pão de forma branco e dar preferência à ingestão de outros tipos do mesmo alimento, a saber:

Integral

Esta versão é confeccionada com farinha de trigo integral, rica em fibras e vitaminas. Leia o rótulo e procure ainda por opções que incluam gorduras boas.

Light

O pão de forma light apresenta cerca de 25% de calorias e sal a menos, comparativamente a outras variedades.

Pão preto

Típico dos países do norte da Europa, como por exemplo a Alemanha e Suécia, este pão junta farinhas integrais de fontes distintas. É rico em fibras e pode ser uma excelente opção para quem quer emagrecer. 

Pão de centeio

O centeio é abundante em fibras insolúveis, que promovem o ótimo funcionamento intestinal e previnem o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, diabetes, colesterol alto e até o cancro. 

Pão com linhaça

Adiciona ao pão propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e é uma fonte de ómega 3. A linhaça é um superalimento anticancerígeno e tem igualmente um impacto benéfico na saúde dos intestinos. 

Pão de aveia

A presença deste hidrato de carbono funcional contribui para a regulação dos níveis de colesterol e de gordura no sangue. A aveia também é ótima para o intestino, resultando na eliminação eficaz de toxinas indesejáveis. 

Conclusão

Se fizer boas escolhas, relativamente ao pão de forma que vai comprar então não tem de temer este alimento. 

De acordo com a nutricionista, duas fatias de pão de forma podem acrescentar 100 calorias à refeição, o que não é uma quantidade de todo absurda ou 'trágica' para a sua dieta. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório