Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Eletroestimulação: A tendência do fitness que promete resultados rápidos

Seja através das clínicas de estética ou da fisioterapia, todos estamos familiarizados com os aparelhos de eletroestimulação. Agora, os estímulos elétricos chegaram para revolucionar o universo dos ginásios e são já uma prática popular em toda a Europa, Estados Unidos e Brasil.

Eletroestimulação: A tendência do fitness que promete resultados rápidos
Notícias ao Minuto

09:25 - 03/11/20 por Teresa David

Lifestyle Entrevista

Uma combinação entre eletroestimulação muscular e exercício físico personalizado. Esta é uma das mais recentes tendências do mundo do fitness que visa atingir resultados de uma forma mais eficiente do que o treino convencional. O Lifestyle ao Minuto esteve à conversa com o personal trainer e diretor técnico do ElectroStudio Telheiras, Gonçalo Francisco, para saber mais sobre a eletroestimulação e os seus benefícios.

O que é a eletroestimulação e quando começou a aparecer em Portugal?

A eletroestimulação em Portugal surgiu há mais ou menos cinco anos. Já era utilizada noutros países e vem aliar os benefícios que tem na fisioterapia, para recuperação muscular, com outros benefícios para os músculos. Na altura, procurou-se perceber se podia ser útil para potenciar o treino. Chegou-se à conclusão de que, se treinarmos com eletroestimulação, os músculos estão todos ativos, o que faz com que o treino seja mais efetivo

Como é que isso se processa?

Existe um fato que, basicamente, é um colete e uns calções, em que temos eletrodos nos principais grupos musculares - nas pernas, à frente e atrás, glúteo, abdominais, costas, peito e braços. Estes eletrodos fazem com que estes grupos musculares estejam sempre ativos durante os 25 minutos de treino, independentemente do grupo muscular alvo daquele exercício, ou seja, podemos estar a treinar perna, mas o fato está a estimular o corpo todo. 

Notícias ao Minuto© Electrostudio Telheiras

Considera que esta é uma das principais tendências do fitness?

Sim, sem dúvida. Temos os benefícios do exercício, mas podemos potenciá-los com tecnologia. Hoje em dia, as pessoas têm pouco tempo - que é um dos motivos para não treinarem - e o facto de serem apenas 25 minutos já retira essa carga de 'tenho de ir ao ginásio durante uma hora e meia ou duas'. A gestão fica mais fácil. Depois, o facto de os resultados serem visivelmente mais rápidos faz com que aquelas pessoas que não gostam tanto de treinar pensem 'ok, não vou gastar tanto tempo e vou ver resultados também'. 

É indicado para todo o tipo de pessoas? Desde pessoas que praticam exercício regularmente às mais sedentárias, até àquelas com lesões ou problemas de mobilidade?

Sim. O facto de ser acompanhado por um personal trainer (PT), de serem treinos personalizados, faz com que seja também adaptável a todas as pessoas. A eletroestimulação em si apenas não é indicada no caso de ter um pacemaker ou qualquer problema cardíaco mais grave, em caso de gravidez ou em caso de cancro. 

Essas são as únicas contraindicações. No resto das pessoas, para quem quer perder peso, a eletroestimulação vai acelerar a parte do metabolismo e tudo mais; para quem quer ganhar massa muscular, vai fazer com que se ativem mais fibras musculares do que aquelas que ativamos num treino normal; e no caso das lesões, vai ajudar a chegar a músculos mais profundos e mais estabilizadores que nos fazem a parte postural.

Depois, o personal trainer faz a diferença. Dependendo do objetivo, vai dar um treino com mais carga, com menos carga, só com o peso do corpo, ou com exercícios mais de estabilização. Aliamos estas duas vertentes - os benefícios da eletroestimulação com os benefícios de termos um PT.

No final do treino têm algo que se chama anti-celulítico. Em que consiste?

Os treinos, como já disse, são de 25 minutos e são divididos em duas partes. Uma primeira parte, que é a parte efetiva do treino, em que ligamos a eletroestimulação, fazemos um breve aquecimento e depois começamos a treinar. No final desse primeiro programa, colocamos um segundo programa, que é um programa anti-celulítico em que a primeira função é relaxar e a segunda é uma função anti-celulítica, que é como se estivéssemos a receber uma pequena massagem, em que a estimulação vai funcionar de uma maneira um pouco diferente da anterior. Serve para nos ajudar a tonificar, a retirar a celulite, e são entre dois a quatro minutos em que a pessoa fica relaxada, tranquila e contente por ter chegado ao fim. 

E em relação a outro tipo de ginásios, quais são as principais valências?

Em primeiro lugar, o facto de ser mais rápido. Não precisamos de tanto tempo e conseguimos os mesmos resultados ou melhores. Em segundo lugar, a pessoa não precisa de treinar todos os dias, normalmente bastam duas vezes por semana e já é possível ver resultados bastante bons, por exemplo, na parte da tonificação. Depois, o facto de ter o personal trainer também nos pode ajudar, mas o principal factor é a forma como a eletroestimulação nos pode acelerar um pouco os resultados por estarmos a mexer os músculos todos ao mesmo tempo. 

É possível fazer eletroestimulação sem a ajuda de um profissional?

Não. O nosso conceito é ser sempre um treino acompanhado. Isto porque temos todos uma formação inicial para trabalhar com eletroestimulação - como funciona o material, os fatos, o que é que podemos fazer nas diferentes situações...

Neste estúdio, em particular, qual é o vosso maior cliente? 

A maior parte são moradores aqui da zona, portanto também é uma questão de proximidade, em que as pessoas quando chegam do trabalho ou antes de saírem é quase só descerem, andarem dois minutos e estão aqui no ginásio. É uma questão também de comodidade: é um treino rápido, em 40 minutos 'já fui, já vim e estou novamente em casa'. 

O principal cliente aqui está entre os 35 a 50 anos e procuram, principalmente, a perda de peso. 

É seguro fazer mais do que duas vezes por semana?

O indicado são as duas vezes. Apenas uma vez já dá para ver alguns resultados e, principalmente, se a pessoa combinar com algum tipo de atividade fora e, no máximo, a pessoa deve fazer três vezes. Se treinar três vezes, deve fazê-lo em dias alternados. Mais do que três vezes já não queremos, porque é uma ativação muscular muito grande de todos os músculos e com muitas contrações por minuto, porque a eletroestimulação está-nos sempre a contrair o músculo. 

Após 10 sessões, normalmente, já se vê alguns resultados na tonificação. Isso tem-se verificado nas vossas análises mensais?

Sim. Nós fazemos essas avaliações mais ou menos de mês em mês ou de mês e meio em mês e meio. Obviamente que precisamos da ajuda da pessoa em casa, nomeadamente na alimentação e estilo de vida saudável, mas, em termos de resultados, o que temos visto é que se consegue realmente perder peso facilmente em dez sessões. 

Dando um exemplo, temos uma mãe e uma filha que treinam ao mesmo tempo. Nas primeiras 12 sessões, a mãe perdeu cerca de 7,5 kg e a filha perdeu cerca de 4/5 kg. Esta diferença deve-se ao facto de a mãe ter sido mais focada na parte da alimentação do que a filha. Além do peso em si, o mais importante foi também a perda de volume e massa gorda que tiveram. A mãe chegou a perder entre 4 a 7% de gordura e a filha entre 3 a 5%. E em termos de volume também se verificou uma grande diferença no abdominal, anca, pernas...

Diria que o ideal seria combinar a eletroestimulação com outro tipo de exercício, por exemplo, com caminhadas ou corridas?

Sim. Se conseguirmos manter o nosso estilo de vida o mais ativo possível vamos estar a facilitar os resultados. Se a pessoa treinar aqui uma vez por semana, sem dúvida que deve acrescentar o máximo de atividades possível.

É pensar que o dia tem 24 horas e nós vimos aqui e treinamos meia hora. Sendo duas vezes por semana já é um bom incremento e já estamos a gastar mais energia, mas precisamos sempre que o nosso estilo de vida seja mais ativo, porque se passamos as outras 23h30 sentados ou deitados, porque trabalhamos ou dormimos, não vamos conseguir ver tantos resultados. 

Por isso, sim, a pessoa deve tentar fazer o máximo de caminhadas ou corrida e aliar à eletroestimulação e se conseguir ainda adicionar um ou dois treinos de ginásio tradicional ou de treino em casa. Nós normalmente também damos uma ajuda nisso - no caso de a pessoa também querer treinar por ela, nós podemos fazer-lhe um plano de exercícios. 

Isso é um dos muitos serviços que oferecem, além da avaliação mensal

Sim. Temos um primeiro 'pack' que inclui os treinos, um fato de treino especifico para conseguir sentir bem a eletroestimulação e a toalha de treino e um segundo 'pack' que inclui também uma consulta de nutrição online e inclui esse planeamento da semana com a pessoa para ver como é que podemos encaixar esses objetivos e o que é que queremos que aconteça daqui a um, dois ou três meses. 

Em relação aos preços?

O preço por sessão varia entre 25 e 27 euros mediante os 'packs' que a pessoa adquira.  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório