Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Três alimentos saudáveis e 'insuspeitos' que deixam a barriga inchada

O inchaço do abdómen é na maioria das vezes provocado por excesso de gases ou outros problemas digestivos.

Três alimentos saudáveis e 'insuspeitos' que deixam a barriga inchada
Notícias ao Minuto

10:30 - 20/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Inchaço abdominal

Ter a barriga inchada é infelizmente um problema bastante comum. Estimando-se que entre 16 a 30% dos indivíduos experienciem a condição regularmente, conforme explica um artigo publicado no portal especializado em saúde Healthline

Apesar, de um abdómen protuberante poder por vezes ser um indicador de um doença séria, a verdade é que na maioria das vezes advém do tipo de alimentos que ingerimos. 

Eis, segundo o Healthline, três alimentos saudáveis e 'insuspeitos' que podem estar a deixar a sua barriga inchada e o que deve fazer:

Lentilhas

As lentilhas são um tipo de legume rico em proteína, fibra e em hidratos de carbono saudáveis, além de minerais como o ferro, cobre e magnésio.

Devido ao seu elevado teor em fibra, as lentilhas podem causar inchaço nos indivíduos mais sensíveis, sobretudo entre aqueles que não estão habituados a comer muita fibra. 

Este legume contém ainda FODMAPs, uma variedade de açúcar que contribui para a produção em excesso de gases e para o tão temido inchaço abdominal.

Contudo, deixar as lentilhas de molho em água antes de as cozinhar pode torná-las mais facilmente digeríveis.

O que fazer: as lentilhas de cor mais clara têm menores quantidades de fibra, comparativamente às mais escuras, e por isso não incham tanto.

Brócolos e outros vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos incluem brócolos, couve-flor, couve, couves de Bruxelas, entre outros. 

São sem dúvida alguma alimentos altamente nutritivos e saudáveis, abundantes em fibra, vitamina C e K, ferro e potássio. 

Todavia, também contêm FODMAPs, contribuindo assim para que algumas pessoas fiquem com o estômago saliente. 

O que fazer: pode optar por ingerir outras alternativas, como por exemplo espinafres, alface, pepino, batata doce e curgete

Maçã

A maçã é uma das frutas mais populares em todo o mundo. Este poderoso alimento apresenta um elevado teor de fibra, é rico em vitamina C e antioxidantes, e está associado a uma série de benefícios para a saúde.

No entanto, a maçã nem sempre é de fácil digestão. E tal deve-se à frutose e às fibras que a compõe - ambas as substâncias podem ser fermentadas pelo intestino grosso, e assim causar gases e inchaço. 

O que fazer: a maçã cozida ou assada é mais fácil de digerir; em alternativa pode optar por consumir com mais frequência frutas como mirtilos, banana, morangos, laranja, tangerina ou toranja. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório