Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Autodestruição. Covid grave ativa células imunes, e tal nem sempre é bom

Uma pesquisa recente sublinha que o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode provocar uma resposta no organismo que aumenta a produção de anticorpos que atacam as células do próprio corpo. Porém, esse processo nem sempre é benéfico...

Autodestruição. Covid grave ativa células imunes, e tal nem sempre é bom
Notícias ao Minuto

09:26 - 19/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Resposta imune descontrolada

Investigadores apontam que em alguns casos severos de Covid-19, as células imunes entram em ação de modo semelhante à dos episódios agudos de lúpus eritematoso sistémico (LES). Esta nova descoberta foi divulgada no Nature Immunology e desenvolvida num artigo publicado na prestigiada revista Galileu. 

Uma equipa de imunologistas da Universidade Emory, dos Estados Unidos, estudou os padrões de ativação de células B, responsáveis pela produção e disseminação dos anticorpos no organismo.

Os especialistas analisaram o comportamento dessas células em dez indivíduos gravemente doentes com Covid-19 - quatro acabaram por morrer -, e sete pacientes com quadros ligeiros a moderados da patologia. Tendo depois comparado os dados apurados com as células B de 37 pessoas saudáveis.

De acordo com a Galileu, os investigadores determinaram que, nos episódios mais graves de Covid-19, as células B rapidamente entravam em ação no organismo através de uma via extrafolicular, que por sua vez possibilita uma produção mais célere e eficaz de anticorpos.

Porém, e apesar deste processo ter a capacidade de auxiliar o corpo a vencer o SARS-CoV-2, a verdade é que pode igualmente produzir células B de qualidade mais débil que baralham os tecidos do doente assim como o patogeno a ser eliminado. 

Ora, segundo os investigadores esse comportamento é extremamente semelhante à de doentes que sofrem de lúpus. Sendo que relativamente a essa patologia, os anticorpos também combatem as células do próprio organismo.

O lúpus é uma doença autoimune que apresenta duas vertentes, nomeadamente uma que só ataca a pele e outra que afeta vários tecidos do corpo. Esta maleita afeta tanto homens como mulheres, surgindo em média entre os 20 e 45 anos.

Conforme explica a Galileu, ao tornar óbvio como a Covid-19 pode causar uma resposta imune 'descoordenada', o estudo pode ajudar a explicar o motivo pelo qual determinados indivíduos apresentam uma dificuldade acrescida para se curarem, mesmo que o seu corpo produza anticorpos em abundância

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório