Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cientistas criam teste capaz de detetar coronavírus em menos de 5 minutos

O teste foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e é capaz de identificar uma ampla gama de vírus, incluindo o da gripe e o novo coronanavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Cientistas criam teste capaz de detetar coronavírus em menos de 5 minutos

Cientistas acabam de criar um teste extremamente rápido capaz de diagnosticar a Covid-19 em menos de 5 minutos, reporta um artigo publicado no jornal Mirror. 

O teste foi formulado por cientistas da Universidade de Oxford e consegue identificar múltiplos vírus, nomeadamente o da gripe e o SARS-CoV-2. 

Nicolas Shiaelis, um dos investigadores que ajudou a desenvolver o novo método de diagnóstico, disse: "o nosso teste é muito mais rápido, comparativamente a outras tecnologias de diagnóstico; diagnosticar vírus em menos de 5 minutos pode tornar os testes em massa uma realidade, oferecendo um meio altamente proativo de controlar surtos virais". 

O teste é feito através da realização de esfregaços na garganta, e implica a rotulagem rápida das partículas de vírus com cadeias de ADN fluorescentes curtas. 

Um microscópio é então usado para coletar imagens da amostra, à priori do software da máquina-aprendizagem ser utilizado para identificar se o vírus está ou não presente na amostra. 

O professor Achilles Kapanidis, do Departamento de Física da Universidade de Oxford, afirmou: "ao contrário de outras tecnologias que detectam uma resposta tardia do anticorpo ou que exigem uma preparação cara, tediosa e demorada da amostra em questão, o nosso método rapidamente deteta partículas intactas do vírus; o que significa que a análise é simples, extremamente célere e económica". 

Agora, os investigadores planeiam desenvolver um dispositivo integrado que possa ser usado para a realização de testes rápidos em locais como concertos, aeroportos e empresas. 

Eles acreditam que esse dispositivo possa estar pronto para utilização generalizada em meados de 2021. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório