
































Veja também
Ver de novo
Dicas de parentalidade bizarras do século XIX
A maneira como educamos os nossos filhos mudou consideravelmente ao longo dos anos. Alguns princípios ainda se aplicam, mas muitos já provaram não serem tão eficazes. Embora os pais no século XIX também tivessem acesso a livros sobre parentalidade e pedagogia, e alguns tivessem realmente boas dicas, muitos desses livros eram simplesmente bizarros. Na verdade, quando foi a última vez que "arejou" o seu bebé numa gaiola do lado de fora da sua janela, ou lhe deu um pouco de ópio!? Clique na galeria a seguir e fique a conhecer mais dicas amalucadas para os pais do século XIX.
© Getty Images
1 / 33 Fotos
Gaiolas
Colocar bebés em gaiolas fora das janelas era uma prática comum no século XIX, para que eles pudessem apanhar ar fresco. A prática era conhecida como "arejamento".
© <p>Getty Images</p>
2 / 33 Fotos
Arejamento
O conceito foi introduzido na década de 1890 pelo Dr. Luther Emmett Holt no seu livro The Care and Feeding of Children (O cuidado e a alimentação das crianças). A intenção era que elas crescessem mais fortes e saudáveis.
© <p>Getty Images</p>
3 / 33 Fotos
Bater era normal
Sem dúvida, o facto de ter sido aprovado pela Bíblia ajudou bastante. Provérbios 23:13 diz: “Não hesites em disciplinar a criança; ainda que precises corrigi-la com a vara, ela não morrerá."
© <p>Getty Images</p>
4 / 33 Fotos
Recomendações
O livro de 1884 A Few Suggestions to Mothers on the Management of Their Children (Algumas Sugestões para Mães sobre o Cuidado dos seus Filhos) sugere "uma boa flagelação com um chinelo de couro fino e macio".
© <p>Getty Images</p>
5 / 33 Fotos
Recomendações
A autora de The Mothers Book (O Livro das Mães), Lydia Maria Child, sugeria num dos seus livros amarrar a criança a uma poltrona, “ou algo simples dessa natureza", como forma de castigo.
© <p>Getty Images</p>
6 / 33 Fotos
Brinquedos
Child também recomendava dar botões para as crianças brincarem. Brilhantes de preferência, desde que não fossem feitos de latão. Risco de asfixia? O que é isso?
© <p>Getty Images</p>
7 / 33 Fotos
Não deixar as crianças ler demasiada ficção
Ler ficção era um prazer culpado que as crianças só deveriam poder apreciar com moderação. Child explicava: “Ler demasiadas obras de ficção tende a destruir o gosto por qualquer coisa mais sólida e menos excitante […] Para evitar um gosto exclusivo e prejudicial pela ficção, é bom encorajar nelas o amor pela História , Viagens, Biografias, etc.”
© <p>Getty Images</p>
8 / 33 Fotos
Ser precoce leva a morte prematura
Na verdade, podia ser mortal, acreditava-se. No livro Fireside Education (Educação à Lareira), de 1846, Samuel Griswold Goodrich dava o exemplo de uma mãe que estimulava muito o filho. Aos oito anos ele era um prodígio, mas morreu quando tinha apenas 10. “A fruta prematura nunca amadurece bem”, ressalvava o autor.
© <p>Getty Images</p>
9 / 33 Fotos
Criatividade a mais não é bom
Na verdade, demasiada imaginação não era considerada uma coisa boa. Aparentemente, levava a uma visão distorcida da realidade.
© <p>Getty Images</p>
10 / 33 Fotos
Nada de lanches entre refeições
O Cassells Household Guide (Guia do Lar da Cassells) aconselhava: “Em relação ao horário da alimentação, deve precaver-se contra irregularidades, não dando restos de comida às crianças entre as refeições; nem devem ser expostas à visão de comida tentadora em momentos inadequados."
© <p>Getty Images</p>
11 / 33 Fotos
Lanche perfeito
Se realmente queria dar um lanche ao seu filho, então Advice to a Mother on the Management of her Children (Conselhos para uma Mãe Sobre o Cuidado dos seus Filhos), do médico Pye Henry Chavasse, tinha a resposta: um pedaço de pão seco.
© <p>Getty Images</p>
12 / 33 Fotos
Lanche perfeito
Segundo o autor, a lógica era “ele nunca vai comer demais do que lhe faça bem, e ainda assim comerá o suficiente para saciar a sua fome, o que é muito importante”. Além disso, “se uma criança nunca tiver permissão para comer bolos e doces, ela considerará um pedaço de pão seco um luxo e comê-lo-á com o maior prazer”.
© <p>Getty Images</p>
13 / 33 Fotos
Paregórico
Criança doente? Algumas gotas de elixir paregórico resolveriam o problema no século XIX. As crianças definitivamente sentir-se-iam mais calmas com todo o álcool e ópio que continha! (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)
© <p>Wikimedia/Creative Commons</p>
14 / 33 Fotos
Láudano
O láudano também era muito popular. Essa tintura de ópio era muito usada para qualquer problema que uma criança pudesse ter. Existe até esta ilustração famosa chamada The Poor Child's Nurse (A Enfermeira da Criança Pobre) de uma edição de 1849 da revista britânica Punch. (Foto: Wikimedia/CC BY 4.0)
© <p>Wikimedia/Creative Commons</p>
15 / 33 Fotos
Mas o ópio não curava tudo
Para ténias, por exemplo, dava-se antes terebentina aos filhos.
© <p>Shutterstock</p>
16 / 33 Fotos
Mas o ópio não curava tudo
Para disenteria, dava-se aos filhos um pouco de mercúrio.
© <p>Shutterstock</p>
17 / 33 Fotos
Lições aterradoras
Der Struwwelpeter (O Rapaz Desgrenhado), um livro infantil alemão de Heinrich Hoffmann publicado em 1845, tinha algumas lições realmente terríveis para ensinar às crianças.
© <p>Getty Images</p>
18 / 33 Fotos
Lições aterradoras
Uma das histórias é sobre um menino a quem lhe cortam o polegar por chuchar nele.
© <p>Getty Images</p>
19 / 33 Fotos
Lições aterradoras
Outra é sobre uma criança que se aventura ao ar livre com mau tempo e é levada pelo vento para nunca mais ser vista. “Ninguém ouviu os seus gritos e choro”, diz o livro.
© <p>Getty Images</p>
20 / 33 Fotos
Problemas com o nascimento dos dentes?
Os dentistas cortavam as gengivas das crianças em vez de permitirem que os dentes rompessem naturalmente.
© <p>Shutterstock</p>
21 / 33 Fotos
E cortavam fundo
Uma revista médica americana de 1857 indicava que “uma incisão superficial será inútil; as gengivas devem ser cortadas até que a lanceta toque no dente".
© <p>Getty Images</p>
22 / 33 Fotos
Obediência
Esta foi listada como a qualidade mais importante a incutir nas crianças. Essa era a maneira de evitar que as crianças se tornassem adultos gananciosos e egoístas.
© <p>Getty Images</p>
23 / 33 Fotos
Obediência
A metodologia era fácil. Tudo o que os pais tinham de fazer era nunca darem aos filhos o que eles queriam. Nunca.
© <p>Getty Images</p>
24 / 33 Fotos
Obediência
O Guia do Lar da Cassells declarava: "Acredita-se commumente que nenhum mal pode advir de deixar uma criança seguir o seu próprio caminho, desde que ainda seja pequena. Mas isso é uma séria ilusão. Assim que uma criança tem idade de expressar as suas necessidades, por qualquer meio, tem idade suficiente para que lhe sejam apresentados hábitos de obediência. A obediência é a primeira lição a ser ensinada e as crianças bem educadas estão muito conscientes do seu significado".
© <p>Getty Images</p>
25 / 33 Fotos
Embora os pais não precisassem de ser demasiado severos ao aplicá-la
“Nenhumas palavras ásperas, ou gestos de impaciência, precisam de ser usados para fazer cumprir a regra que consiste simplesmente em não fazer o que a criança exige, se não for o momento certo ou o lugar adequado para a gratificação desejada”, diz o guia.
© <p>Getty Images</p>
26 / 33 Fotos
O chá verde era visto com maus olhos
Embora um pouco de ópio e mercúrio fossem administrados livremente às crianças, beber chá verde não era recomendado.
© <p>Getty Images</p>
27 / 33 Fotos
O chá verde era visto com maus olhos
Vários distúrbios eram associados ao chá verde, incluindo histeria e dores de estômago. De acordo com o médico Pye Henry Chavasse, o chá verde deixava as pessoas nervosas.
© <p>Getty Images</p>
28 / 33 Fotos
O chá não era a única coisa verde a ser evitada
Um pigmento verde criado na época com arsénico estava a ser usado numa série de coisas, desde roupas até decoração e brinquedos. Felizmente, alguns especialistas da época perceberam isso e recomendaram que as crianças evitassem a roupa verde.
© <p>Getty Images</p>
29 / 33 Fotos
A miopia é evitável
Pelo menos era isso que George Napheys sugeria no seu livro The Physical Life of Woman: Advice to the Maiden, Wife and Mother (A Vida Física da Mulher: Conselhos para a Donzela, Esposa e Mãe). Ele culpava os quartos com pouca luz, janelas mal ajustadas e até mesmo o tipo de letra usado nos livros.
© <p>Getty Images</p>
30 / 33 Fotos
A melhor estação para fazer um bebé
Napheys também sugeriu que “as crianças concebidas na primavera têm maior vitalidade, são menos propensas a morrer durante a infância do que aquelas concebidas em qualquer outra época do ano”.
© <p>Getty Images</p>
31 / 33 Fotos
Deixar as crianças dormir de manhã
“Deixe-os dormir enquanto podem”, escreveu Thomas E. Hill no seu livro Manual of Social and Business Forms (Manual de Etiqueta Social e Empresarial), de 1878. Veja também: Factos engraçados ou absurdos da era vitoriana
© <p>Getty Images</p>
32 / 33 Fotos
Referências
'The Care and Feeding of Children' 'Advice to a Mother on the Management of her Children' The American Academy of Pediatrics 'A Few Suggestions to Mothers on the Management of Their Children' ‘The Physical Life of Woman: Advice to the Maiden, Wife and Mother’
© <p>Getty Images</p>
33 / 33 Fotos
Dicas de parentalidade bizarras do século XIX
Desde bebés engaiolados a xarope de ópio
Dicas de parentalidade bizarras do século XIX
- A maneira como educamos os nossos filhos mudou consideravelmente ao longo dos anos. Alguns princípios ainda se aplicam, mas muitos já provaram não serem tão eficazes. Embora os pais no século XIX também tivessem acesso a livros sobre parentalidade e pedagogia, e alguns tivessem realmente boas dicas, muitos desses livros eram simplesmente bizarros. Na verdade, quando foi a última vez que "arejou" o seu bebé numa gaiola do lado de fora da sua janela, ou lhe deu um pouco de ópio!? Clique na galeria a seguir e fique a conhecer mais dicas amalucadas para os pais do século XIX.
© Getty Images
33 Fotos
A maneira como educamos os nossos filhos mudou consideravelmente ao longo dos anos. Alguns princípios ainda se aplicam, mas muitos já provaram não serem tão eficazes. Embora os pais no século XIX também tivessem acesso a livros sobre parentalidade e pedagogia, e alguns tivessem realmente boas dicas, muitos desses livros eram simplesmente bizarros.
Leia Também: Beber isto durante amamentação afeta desenvolvimento cognitivo dos filhos
Na verdade, quando foi a última vez que "arejou" o seu bebé numa gaiola do lado de fora da sua janela, ou lhe deu um pouco de ópio!?
Clique na galeria a seguir e fique a conhecer mais dicas amalucadas para os pais do século XIX.
Leia Também: Bebés que nascem no outono com maior risco de sofrerem destas doenças

Recomendados para si
Leia Também










Últimas Notícias









Newsletter
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas
- Última hora
- Dia
- Semana
-
1
lifestyle Receitas
Já a pensar nos doces da Páscoa? Prepare um pão-de-ló cremoso
-
2
Lifestyle Dicas de beleza
-
3
Lifestyle Covid-19
Covid-19: Vacina da Moderna pode causar reação de pele bizarra
-
4
Lifestyle Demência
Medicamento previne mecanismo cerebral que provoca Alzheimer
-
5
Lifestyle Dieta
-
6
lifestyle Chás e infusões
Nem tudo é bom! Consequências negativas de beber chá em excesso
-
7
lifestyle Vida selvagem
-
8
Lifestyle Covid-19
Máscara de 3 camadas protege contra 100% das gotículas de espirro e tosse
-
9
Lifestyle Doces tradicionais
-
10
Lifestyle Trending now
KALIMERA COLLECTION apresenta swimwear minimalista e sustentável


Newsletter
Seja o primeiro a saber
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.
© 2021 Notícias ao Minuto. Todos os direitos reservados
Comentários
Regras de conduta dos comentários