Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Praticar exercício a esta hora previne cancro, revela estudo

Um estudo recente apurou que pessoas que praticam exercício físico entre as oito e 10 da manhã apresentam uma menor probabilidade de desenvolverem cancro da próstata e da mama.

Praticar exercício a esta hora previne cancro, revela estudo
Notícias ao Minuto

12:00 - 15/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro

Exercitar-se de manhã, como por exemplo correr, fazer uma caminhada ou andar de bicicleta, pode ajudar a prevenir o aparecimento de tumores, de acordo com uma nova pesquisa divulgada pelo jornal Mirror Online. 

Fazer atividade física regularmente logo cedo estimula o relógio biológico, que por sua vez ajuda a suprimir a doença letal -, afirmam os cientistas. 

O estudo que incluiu 2,800 indivíduos apurou precisamente que pessoas que praticam exercício físico entre as oito e 10 da manhã apresentam um menor risco de desenvolverem cancro da próstata e da mama.

O coordenador do estudo, o professor e médico Manolis Kogevinas, do Instituto de Saúde Global em Barcelona, Espanha, disse: "o horário da atividade física tem obviamente efeito no ritmo das hormonas sexuais e da melatonina, assim como no metabolismo digestivo". 

"Tal pode explicar os nossos resultados". 

O corpo humano produz melatonina durante a noite. O químico ajuda a regular o sono e afeta várias funções associadas ao relógio biológico ou ritmo circadiano

A melatonina também é conhecida por travar o desenvolvimento e propagação do cancro, e praticar exercício no final do dia desacelera a sua produção pelo corpo. 

Kogevinas explicou: "uma das causas potenciais para o aparecimento de cancro trata-se da interrupção do ritmo circadiano, e o desalinhamento de elementos ambientais, tais como luz e ingestão de alimentos". 

"A hormona [melatonina] é sobretudo produzida durante a noite e é bastante conhecida pelas suas propriedades anti-cancerígenas", concluiu. 

O estudo foi publicado no International Journal of Cancer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório