Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pessoas com este tipo de sangue têm maior risco de morrer de Covid-19

Indivíduos com tipo de sangue A e AB estão mais vulneráveis à infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, alertam novas pesquisas.

Pessoas com este tipo de sangue têm maior risco de morrer de Covid-19
Notícias ao Minuto

07:54 - 15/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

Todavia, aqueles com tipo de sangue O apresentam uma probabilidade menor de serem infetados com o vírus, explica um artigo publicado no jornal britânico The Sun Online. 

Adicionalmente, o risco destes indivíduos sofrerem de complicações graves tais como falência de órgãos - e até morte - também é mais reduzido. 

As conclusões apuradas por dois estudos diferentes ajudam a explicar o porquê do SARS-CoV-2 ser letal para alguns enquanto outros não manifestam quaisquer sintomas. 

Uma equipa de investigadores comparou os registos de saúde de mais de 473 mil cidadãos dinamarqueses que haviam testado positivo para a Covid-19, com um grupo de controlo que incluiu mais 2.2 milhões da população geral. 

Os cientistas detetaram uma menor preponderância de resultados positivos entre indivíduos de tipo de sangue O - o mais comum -, e ao invés uma incidência mais elevada do coronavírus nos seus pares com tipo A, B e AB. 

As taxas de infeção revelaram-se semelhantes nos três grupos, de acordo com os dados apurados. Sendo que as tendências em questão permaneceram válidas mesmo após os investigadores terem em conta outros fatores como a etnia, que por sua vez afeta a distribuição de grupos sanguíneos entre os indivíduos. 

Torben Barington, líder do estudo e médico no Hospital Universitário de Odense na Dinamarca, disse: "é extremamente importante que as entidades de saúde tenham em consideração o grupo sanguíneo, já que essa variante afeta o modo e intensidade como várias etnias e países são mais ou menos afetados pela Covid-19". 

Entretanto, uma outra pesquisa realizada no hospital de Vancouver, no Canadá, que incluiu 95 pacientes gravemente doentes apurou de forma semelhante que pessoas com sangue de tipo A e AB têm um risco mais elevado de manifestarem sintomas severos, comparativamente àqueles com tipo O ou B. 

Segundo os investigadores canadianos, indivíduos que pertencem aos grupos A e AB registam uma maior probabilidade de necessitarem de um ventilador e de falência renal. Além de permanecerem nos cuidados intensivos durante mais tempo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório