Porém, às vezes o animal também pode estar a experienciar uma condição de saúde mais grave e correr inclusive risco de vida, como tal é essencial aprender a distinguir os casos menos sérios dos mais severos, de acordo com um artigo publicado no jornal Metro.
De modo a entender se deve ou não recorrer a um médico veterinário, deve ter em atenção a regularidade do vómito, cor e outros possíveis sintomas associados.
Entre as principais razões para o cão vomitar destacam-se o consumo de um alimento indigesto, uma alteração na dieta do bicho, brincadeiras demasiado ativas depois de comer, intoxicação ou alguma doença em particular.
Entretanto, e relativamente à frequência, se o patudo vomitar somente numa ocasião não há razão para ficar preocupado. Todavia se os vómitos se repetirem ou surgirem juntamente com sintomas como febre ou diarreia, deverá consultar um veterinário o mais rapidamente possível.
Segundo o jornal Metro, deve adicionalmente ter em conta a cor do vomitado:
Amarelo
A expulsão de líquido amarelo é bile produzida pelo fígado. Tal indica que o cão esteve muito tempo sem comer, e que depois ingeriu algo que não 'caiu' bem no estômago. Se ocorrer só uma vez, pode ficar descansado.
Verde
Trata-se igualmente de bile, porém numa concentração mais elevada. É um sintoma de que o sistema digestivo do bicho está alterado. Se vomitar sucessivamente procure um veterinário.
Vermelho ou castanho
É indicador da presença de sangue no vómito e sinal de que o cão pode estar com um problema grave. Vá urgentemente ao veterinário.
Cor da ração
Provavelmente não se trata de nada problemático - o cão poderá ter comido demasiado rápido e daí sentir-se indisposto.