Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O leitor perguntou: O que devo fazer quando o meu cão vomita?

Normalmente as explicações para o vómito dos patudos são simples, e incluem sobretudo má digestão, stress ou alguma modificação no regime alimentar.

O leitor perguntou: O que devo fazer quando o meu cão vomita?
Notícias ao Minuto

21:00 - 14/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Porém, às vezes o animal também pode estar a experienciar uma condição de saúde mais grave e correr inclusive risco de vida, como tal é essencial aprender a distinguir os casos menos sérios dos mais severos, de acordo com um artigo publicado no jornal Metro.

De modo a entender se deve ou não recorrer a um médico veterinário, deve ter em atenção a regularidade do vómito, cor e outros possíveis sintomas associados.

Entre as principais razões para o cão vomitar destacam-se o consumo de um alimento indigesto, uma alteração na dieta do bicho, brincadeiras demasiado ativas depois de comer, intoxicação ou alguma doença em particular.  

Entretanto, e relativamente à frequência, se o patudo vomitar somente numa ocasião não há razão para ficar preocupado. Todavia se os vómitos se repetirem ou surgirem juntamente com sintomas como febre ou diarreia, deverá consultar um veterinário o mais rapidamente possível. 

Segundo o jornal Metro, deve adicionalmente ter em conta a cor do vomitado:

Amarelo

A expulsão de líquido amarelo é bile produzida pelo fígado. Tal indica que o cão esteve muito tempo sem comer, e que depois ingeriu algo que não 'caiu' bem no estômago. Se ocorrer só uma vez, pode ficar descansado.

Verde

Trata-se igualmente de bile, porém numa concentração mais elevada. É um sintoma de que o sistema digestivo do bicho está alterado. Se vomitar sucessivamente procure um veterinário.

Vermelho ou castanho

É indicador da presença de sangue no vómito e sinal de que o cão pode estar com um problema grave. Vá urgentemente ao veterinário. 

Cor da ração

Provavelmente não se trata de nada problemático - o cão poderá ter comido demasiado rápido e daí sentir-se indisposto. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório