Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, a vacina da BCG combate a Covid-19? Especialistas respondem

A vacina da BCG está a ser testada por cientistas em busca de uma forma de imunização contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Afinal, a vacina da BCG combate a Covid-19? Especialistas respondem
Notícias ao Minuto

07:52 - 12/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vacina da Tuberculose

Desenvolvida em 1921, a vacina da BCG - sigla para Bacillus Calmette-Guerin - começou a ser administrada aos bebés como forma de prevenir a tuberculose, uma das principais causas de morte na altura. 

E apesar da vacina ter sido desenvolvida para combater aquela doença pulmonar em questão, os cientistas já apuraram que é capaz de ajudar o corpo a desenvolver defesas contra outras patologias. 

O ensaio clínico mais recente com o intuito de avaliar a eficácia da BCG vai ser conduzido pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, e irá incluir mil indivíduos. Os investigadores pretendem entender através da experiência o potencial da substância contra a Covid-19. 

A BCG altera e reforça o sistema imunitário, aumentando a sua capacidade de lutar contra infeções. Tal, dá esperança a especialistas no mundo inteiro que estão atualmente a tentar encontrar um tratamento capaz de travar o SARS-CoV-2. 

O professor John Campbell, da Universidade de Exeter, disse à BBC: "podemos estar perante algo de extrema importância a nível global". 

"Apesar de não acharmos que [a proteção] será específica para a Covid, tem o potencial de 'comprar' tempo, aliás vários anos, até encontrarmos uma vacina que realmente funcione contra a Covid-19 ou outros tratamentos". 

O efeito da vacina da BCG dura até 15 anos. 

Embora não exista uma ligação oficial entre a vacina da BCG e o coronavírus, os cientistas estão entusiasmados para perceber se pode ajudar a proteger os humanos contra o vírus até que uma vacina própria seja produzida. 

"Se funcionar, poderemos salvar vidas administrando a BCG, enquanto aguardamos pelo desenvolvimento de uma imunização específica para a Covid-19", afirmou Campbell. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório