Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sem dor. O efeito analgésico do coronavírus facilita a sua transmissão

A proteína spike do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, tem a capacidade de bloquear a dor, o que segundo os cientistas pode explicar por que motivo tantos doentes são assintomáticos.

Sem dor. O efeito analgésico do coronavírus facilita a sua transmissão
Notícias ao Minuto

12:30 - 09/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

O coronavírus pode aliviar a dor, revela um estudo publicado no periódico Pain, divulgado na revista Galileu.

A descoberta feita por investigadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, pode ajudar a entender porque é que quase metade dos doentes com Covid-19 não manifestarem sintomas da doença, apesar de terem o poder de transmiti-la e infetar outros. 

"Faz bastante sentido que a razão para a disseminação implacável da Covid-19 talvez seja que, nos estágios iniciais, a pessoa se sente bem, como se nada estivesse errado, porque a sua dor foi suprimida", afirma o investigador Rajesh Khanna, num comunicado emitido à imprensa.

"Tem o vírus, mas não se sente mal porque a dor passou. Se pudermos provar que esse alívio é o que está a fazer com que a Covid-19 se espalhe ainda mais, isso terá um enorme valor", acrescenta. 

Conforme explica a Galileu, os vírus infetam as células do hospedeiro através receptores de proteínas presentes nas membranas celulares. Nomeadamente, a proteína spike do SARS-CoV-2 recorre ao receptor da enzima conversora angiotensina 2 (ACE2) para invadir e instalar-se no corpo humano. Estudos recentes apontam também que a neuropilina-1 é outro receptor que permite a entrada do coronavírus no organismo. 

Inúmeros elementos biológicos sinalizam a sensação de dor. Quando a VEGF-A se associa à neuropilina, começa um intrincado processo que resulta na hiperexcitabilidade dos neurónios, causando dor. Como tal, na sua investigação os especialistas detetaram que a proteína spike do SARS-CoV-2 liga-se à neuropilina precisamente no mesmo lugar que a VEGF-A.

"A proteína spike reverteu completamente a sinalização de dor induzida pela VEGF-A", observou Khanna.

"Não importava se usássemos doses muito altas de spike ou doses extremamente baixas, elas reverteram a dor completamente", contou. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório