Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Chef Lúcia Ribeiro, que já trabalhou com Gordon Ramsay, estreia-se em TV

A portuguesa Lúcia Ribeiro, que já trabalhou com nomes sonantes como Gordon Ramsay, Paul Walsh, Claude Bosi e Dieter Koschina, é a protagonista do novo programa do canal Casa e Cozinha, que estreia esta sexta-feira, dia 9 de outubro, às 8h30. O Lifestyle ao Minuto falou com conceituada chef para saber mais sobre esta produção nacional.

Chef Lúcia Ribeiro, que já trabalhou com Gordon Ramsay, estreia-se em TV
Notícias ao Minuto

07:45 - 09/10/20 por Teresa David

Lifestyle Gastronomia

O currículo da chef portuguesa Lúcia Ribeiro é, no mínimo, impressionante. Além de já ter colaborado com nomes sonantes da cozinha, - como Gordon Ramsay, Paul Walsh, Claude Bosi e Dieter Koschina -, é atualmente sous-chef do prestigiado Pine Cliffs Resort, no Algarve. Esta sexta-feira, a conceituada cozinheira estreia-se em televisão.

'Cozinhamos Contigo', é a nova produção do canal nacional Casa e Cozinha que vai percorrer as cidades e os mercados mais tradicionais de Portugal à procura das melhores receitas, que serão depois confecionadas pela talentosa chef algarvia.

Lúcia Ribeiro irá preparar pratos como bacalhau com todos, bochechas de porco no forno, arroz de tamboril, caldeirada de peixe, ou a famosa sobremesa sericaia.

Notícias ao MinutoBacalhau com Todos© Casa e Cozinha

Ao Lifestyle ao Minuto, falou sobre o programa, explicou o seu percurso e lançou pistas sobre projetos futuros.

Em que consiste o novo programa 'Cozinhamos Contigo'?

Vamos cozinhar com os portugueses os pratos que eles mais gostam. Fomos pelos mercados de Portugal saber quais são as receitas favoritas e cozinhamos todas essas receitas consigo e com um pequeno 'twist'. Há receitas que parecem complicadas, mas depois são tão fáceis.

Por que razão decidiu aceitar o desafio do Casa e Cozinha?

Nunca pensei em ser apresentadora e gostei que, do nada, tivessem vindo ter comigo e filmar-me no meu local de trabalho. Aceitei o desafio e adorei. Era uma oportunidade única que não quis perder. Estava bastante nervosa pois nunca tinha apresentado um programa. Foi espetacular, mas também muito cansativo.

Fale-nos um pouco acerca do seu percurso profissional

Mudei-me para Londres em 1994 com a minha família. Fiz o ensino secundário em Londres e entrei na universidade onde me licenciei em Gestão Internacional e Espanhol. No entanto, o bichinho da cozinha sempre esteve dentro de mim... Adorava aprender receitas novas, inventar e adorava receber pessoas para comer láem casa.Continuei o meu percurso e, depois de ter a minha filha, estive 2 anos em casa e pensei..."está na hora de voltar ao trabalho", mas não queria voltar a fazer o que fazia antes...

Fui fazer um pequeno curso de cozinha na Escola de Turismo de Faro, onde me apaixonei ainda mais pelas técnicas e pequenas alquimias da cozinha.

Segui para fazer um curso professional a tempo inteiro, candidatei-me e entrei na escola de turismo de Faro, no entanto também tinha entrado no Le Cordon Bleu Londres. Decidi ir para Londres.

Depois do curso fiz varias entrevistas e decidi ir trabalhar para o City Social (1* Paul Walsh), foi uma oportunidade única. Acabadinha de sair da escola e sem experiência nenhuma em cozinhas profissionais. Foi lindo e muito duro também. Trabalhávamos muito, mas aprendi muito. O chef Paul Walsh (Head Chef executivo) e Julian Imbert (head Chef) tinham prazer em ensinar as suas técnicas e sabores. Aprendi a ser muito disciplinada e organizada. Aprendi que a atenção ao pequeno detalhe importa.

Já colaborou com nomes sonantes, como Gordon Ramsay, Paul Walsh, Claude Bosi e Dieter Koschina. Quais foram as principais aprendizagens?

Aprendi tanta coisa com estes chefs. Aas cozinhas deles são verdadeiras escolas da realidade. Precisão, organização e atenção ao detalhe são indispensáveis!

Dentro da cozinha portuguesa, qual é o seu prato favorito? 

Tenho de dizer caldeirada de lulas. Adoro!

Qual diria ser a sua ‘especialidade’?

Comida portuguesa com um 'twist'.

Tem projetos para o futuro?

Neste momento estou como sous-chef executiva do Pine Cliffs Resort, desde março deste ano, e pretendo ficar por aqui algum tempo. Quero, com a ajuda dos meus colegas, 'portugalizar' os nossos menus e pôr, cada vez mais, as nossas tradições à mesa. Pretendo em breve editar um livro de receitas minhas com um 'twist'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório