Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Medicamento à base de canábis pode ser eficaz no tratamento de epilepsia

A nova fórmula foi formulada tendo como base a diluição do extrato de canábis em um óleo, misturado com substâncias químicas que integram o fármaco.

Medicamento à base de canábis pode ser eficaz no tratamento de epilepsia
Notícias ao Minuto

18:30 - 07/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças mentais

A empresa farmacêutica brasileira Entourage Phytolab, pioneira no desenvolvimento de fármacos à base de marijuana no Brasil, deu a conhecer os resultados da primeira ronda de testes realizada com uma nova fórmula para tratar a epilepsia. Os dados apurados são promissores e sugerem a formulação de um medicamento mais eficaz, cuja principal substância é o canabidiol (CBD), parte da canábis com efeitos terapêuticos, revela um artigo publicado na prestigiada revista brasileira Galileu. 

A investigação começou em 2017, e de 50 formulações produzidas, seis sobressaíram e foram testadas em animais. No fim, apenas duas foram aceites nos testes realizados em seres humanos.

Esta nova fórmula foi formulada tendo como base a diluição do extrato de canábis em um óleo, misturado com substâncias químicas que integram o fármaco.

De acordo com a Entourage Phytolab, e a Galileu, a diferença nesta formulação mais recente e outras que já existem remete à junção desses componentes, resultando numa melhor assimilação do medicamento no corpo.

Aumentando até duas vezes o nível de CBD que alcança o sangue, comparativamente a outros fármacos. 

"Geralmente, o nosso organismo não absorve toda a medicação, boa parte das substâncias é perdida nesse processo", comenta o CEO da empresa, Caio Santos Abreu, em declarações à revista Galielu.

"No entanto, essa nova formulação entrega um aumento de 60% da absorção do medicamento", acrescenta. 

Adicionalmente, os dados apurados revelam que as reações ao medicamento dependendo do indivíduo variam significativamente menos. 

"Em geral, os tratamentos à base de canabinoides produzem efeitos diferentes de paciente para paciente", explica Manuel De Prá, head de pesquisa e desenvolvimento da Entourage Phytolab e líder do estudo.

"A variabilidade dos nossos resultados é três vezes menor do que a dos produtos disponíveis no mercado atualmente. É um grande avanço, que dá mais confiança aos médicos na hora de prescrever". 

Na segunda fase dos ensaios clínicos, que deverá decorrer no primeiro semestre de 2021, a fórmula irá ser testada em mais doentes, de modo a validar a sua eficácia e fiabilidade. 

Leia Também: Ouvir este compositor reduz frequência de crises de epilepsia, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório