Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Investigadores estudam fezes medievais para entender alergias e obesidade

Amostras podem ajudar investigadores a entender a saúde intestinal de hoje - e apontar como as mudanças na dieta ao longo do tempo contribuem para doenças intestinais, alergias e obesidade.

Investigadores estudam fezes medievais para entender alergias e obesidade
Notícias ao Minuto

10:16 - 06/10/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Sim, leu bem. Amostras de fezes medievais podem ajudar a ciência a entender a saúde intestinal atual - e apontar como as mudanças na dieta contribuíram, ao longo do tempo, para certas doenças intestinais, alergias e obesidade.

O estudo, publicado esta segunda-feira na revista Philosophical Transactions da Royal Society B, detalha pesquisas conduzidas em Jerusalém, Israel e em Riga, na Letónia.

Os investigadores examinaram latrinas dos séculos XIV e XV de ambas as cidades para comparar um microbioma moderno com o dos nossos ancestrais.

“Se quisermos determinar o que constitui um microbioma saudável para as pessoas modernas, devemos começar a olhar para os microbiomas dos nossos ancestrais que viveram antes do uso de antibióticos, 'fast food' e outras armadilhas da industrialização”, disse um dos investigadores, Piers Mitchell, da Universidade de Cambridge, citado pelo Post.

A arqueóloga Susanna Sabin, aluna de doutoramento do Instituto Max Planck, na Alemanha, comparou o ADN da latrina com o de outras fontes - incluindo as entranhas de populações industriais e de caçadores-coletores.

“Descobrimos que o microbioma de Jerusalém e Riga tinha algumas características comuns”, disse Sabin. "Não conhecemos uma fonte moderna que abrigue o conteúdo microbiano que vemos aqui”.

O estudo mostra que as mudanças no microbioma humano levou a muitas condições modernas, incluindo doenças inflamatórias intestinais, alergias e obesidade.

Mas os investigadores dizem ser necessário aprofundar essa evolução.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório