Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Dia Mundial do Sorriso: 5 conselhos para um sorriso bonito

A médica dentista Inês Caldeira Fernandes dá-lhe 5 recomendações para conseguir um sorriso mais saudável.

Dia Mundial do Sorriso: 5 conselhos para um sorriso bonito
Notícias ao Minuto

10:00 - 02/10/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial do Sorriso

Todos queremos ter um sorriso saudável e bonito. Isso passa, claro, por uma boa higiene oral, alimentação cuidada e a visita regular ao dentista.

A Diretora do Departamento de Dentisteria da MALO CLINIC Lisboa, Inês Caldeira Fernandes, alerta que “a maioria dos portugueses preocupa-se com o seu sorriso, mas por vezes apenas do ponto de vista estético. Não podemos esquecer o impacto que uma boa rotina de higiene oral tem, a chave para manter um sorriso saudável e bonito é cuidarmos da nossa saúde oral", é referido em comunicado.

Assim, a Dra. Inês Caldeira Fernandes dá-lhe cinco conselhos para ter um sorriso não só bonito, mas também saudável:

Ir regularmente ao dentista/higienista: essencial para se conseguir ter uma boa saúde oral. O dentista e o higienista têm um papel muito importante, não só no tratamento de eventuais complicações, como também na sua prevenção e recomendações de higiene oral adaptadas a cada paciente, como por exemplo o tipo de escova, técnica de escovagem ou pasta dentífrica. Não é aconselhado visitar o dentista apenas em caso de urgência.

Escovar bem os dentes: o ideal é escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, durante dois minutos, em movimentos circulares ou horizontais com uma inclinação de 45º graus junto à gengiva. Além disto, é importante escovar todas as superfícies, incluindo a língua. A escolha da escova também é um aspeto importante, sendo que a maioria dos dentistas recomenda uma escova com filamentos suaves ou médios (dependendo da força que se exerce durante a escovagem) e com uma cabeça pequena para chegar a todas as áreas da boca. Relativamente à pasta dentífrica, esta pode ser recomendada pelo médico dentista ou pelo higienista oral, e adaptada a cada situação, seja para prevenção das lesões de cárie, para redução da sensibilidade dentária, por razões periodontais ou outras.

Utilizar fita ou fio dentário: uma boa higiene oral vai além da escovagem, não se podendo esquecer a fita ou fio dentário que vai permitir remover a placa bacteriana e alguns resíduos alimentares nas zonas onde a escova não chega. A utilização do fio dentário permite prevenir o aparecimento de lesões de cárie em zonas não abrangidas pela escovagem com benefícios para a estrutura dentária e tecidos periodontais.  

Evitar maus hábitos alimentares e outros: alguns alimentos podem dar origem a manchas ou escurecer os dentes, prejudicando a estética dentária. Assim, é importante ter uma alimentação saudável, minimizando a ingestão de açúcar e de alimentos ou bebidas ácidas evitando também o consumo excessivo de alimentos que possam pigmentar os dentes como café, vinho tinto, chá ou frutos vermelhos, por exemplo. Os hábitos tabágicos também prejudicam e influenciam a saúde e estética do sorriso, contribuindo para a pigmentação dentária e devendo por isso ser evitados.

Usar pastilha elástica pontualmente: após as refeições nem sempre é possível escovar os dentes ou utilizar o fio dentário. Nessa situação ter um pacote de pastilhas sem açúcar à mão pode ser uma boa ajuda para manter os dentes mais limpos e saudáveis, quando a escovagem não é possível. Além disso, mastigar uma pastilha elástica depois das refeições pode ajudar a neutralizar os ácidos e aumenta a produção de saliva, o que contribui para eliminar uma parte dos resíduos alimentares acumulados nos dentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório